• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O Diabo: ''Mestre da Bruxaria''

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
1,918
Gostos Recebidos
0
Para os cristãos da Idade Média, o Diabo era um inimigo real e activo a cujos poderes e maldade era possível atribuir todos os contratempos, quer se tratasse de desastres graves, quer de contratempos de menor importância. Tal como Deus, a Quem se opunha, o Demónio interessava-se por todos os homens, orgulhosos ou humildes, e tal como as divindades dos antigos mitos, ele ou qualquer um dos da sua legião interferia constantemente nos assuntos humanos.

A imagem vivida que os cristãos possuíam deste ubíquo intrometido – este dirigente do Mundo com chifres e cascos –, em parte extraída da Bíblia e do ensino da Igreja, devia também muito a influência de figuras pagãs, tal como o deus Pi, semi-homem, semicabra, e Loki, o deus teutónico do fogo e pai de Hel, guardião do mundo subterrâneo.

A crença num demónio no sentido literal do termo não se confinava aos incultos: Santo Agostinho declarou que ouvira falar na possibilidade de uma união fisica entre os diabos e os seres humanos. Nos escritos de Martinho Lutero abundam histórias das suas dolorosas batalhas com inimigos sobrenaturais que o tentavam desviar do seu trabalho sagrado. No entanto, para Lutero e seus contemporaneos a ameaça mais grave que o Diabo representava era a sua incansável determinação em capturar as almas humanas.
 
Última edição:
Topo