Portal Chamar Táxi

O político curdo que ameaça a hegemonia do AKP na Turquia

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4313168.JPG


Demirtas num comício. "O AKP fez de nós o inimigo principal", não se cansou de dizer na campanha

Não será o partido mais votado nas eleições de hoje na Turquia, mas o que conta é o resultado que venha a obter. Se for 10%, será o fim da maioria absoluta da formação de Recep Erdogan.
Um pequeno partido dirigido por um ainda jovem político carismático, Selahattin Demirtas, pode pôr em causa a hegemonia do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder na Turquia desde 2002. A formação dirigida por Demirtas, 42 anos, é o Partido Democrático Popular (HDP), que nas eleições legislativas que hoje decorrem na Turquia é visto como o único capaz de colocar um travão a nova vitória por maioria absoluta do AKP.



A confirmar-se este cenário, os analistas e observadores políticos são unânimes em afirmar que o partido do presidente Recep Erdogan e do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu avançará com uma revisão da Constituição para consolidar a sua influência na sociedade e política turcas, reforçando, segundo muitos pensam, os poderes presidenciais à medida do atual detentor do cargo e líder histórico do AKP. Com isto, o sistema político mudaria de natureza, passando de parlamentar a presidencial e o partido de Erdogan criaria condições para se perpetuar no poder.


dn


 
Topo