- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,870
- Gostos Recebidos
- 1,194
Quantas horas dormiu esta noite? Será que foi o número indicado? A verdade é que o corpo muitas vezes funciona como um relógio e quando não descansa o que precisa pode vir a ter alguns problemas e sinais preocupantes. Veja o que acontece ao seu corpo depois de uma noite mal dormida.
Ao jornal Metro David Garley, diretor da The Better Sleep Clinic, revelou como é que o corpo reage no dia seguinte depois de não dormir e descansar as horas que deveria. Saiba como fica de manhã, a meio da tarde e até passadas várias horas.
"Qualquer quantidade de sono perdido pode desencadear um efeito cascata de respostas fisiológicas, cuja gravidade aumenta quanto mais tempo permanecer acordado", revela o especialista.
O que acontece ao corpo depois de uma noite mal dormida
Logo ao acordar, uma das primeiras coisas que irá sentir é falta de energia. “Apesar do cansaço, também pode se sentir um pouco agitado ou estimulado, enquanto seu corpo tenta forçá-lo a ficar acordado”, explica.
Uma hora depois de acordar, os afeitos ainda são bem visíveis. "Uma hora após o seu horário habitual de despertar, os níveis de cortisol aumentam drasticamente, pois o corpo interpreta a falta de sono como uma ameaça à estabilidade.”
Já a meio da manhã, e ainda sem ter voltado a dormir, mais problemas podem estar em causa. “Poderá ter níveis reduzidos de concentração, memória e capacidade de resolução de problemas emocionais.”
E como fica passadas algumas horas?
Passado algum tempo, já na hora de almoço, poderá sentir mais fome do que o habitual. "Isso pode significar que terá um almoço prolongado e talvez mais vontade de comer carboidratos."
Revela que pode ser importante resistir aos impulsos e evitar que tenha uma refeição rica em carboidratos. A meio da tarde, é provável que ainda sinta alguns sinais da noite mal passada e sem o devido descanso.
“A privação de sono também pode afetar seu estado emocional, deixando você mais irritável, impaciente, deprimido ou ansioso”, diz o especialista. Nas restantes horas, até voltar a dormir, a fadiga e a concentração podem continuar a revelar-se um problema.
“Pode ser tentador tentar tirar uma sesta para combater o cansaço. No entanto, isso pode ser contraproducente e afetar a sua capacidade de dormir bem quando for para a cama”, continua.
Assim, em vez de fazer sestas, o melhor é esperar pelo horário habitual de sono para recuperar. Evite ainda o consumo de alimentos processados e salgados que podem fazer co que fique ainda mais cansado.
O que nunca deve fazer antes de dormir
O 'website' Well+Good falou com três especialistas do sono para saber o que deve evitar mesmo antes de ir dormir. Parecem hábitos inofensivos, mas fazem toda a diferença. Saiba tudo.
Iniciar uma conversa stressante
"Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo", revela Daniel Gartenberg, cientista do sono.
Passar em ambientes com luz brilhante
"Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina", revela a neurologista Meredith Broderick.
Evitar uma rotina de relaxamento
"Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir", conta Rebecca Robbins.
Comer antes de se deitar
"Pode levar ao refluxo e a problemas de digestão."
Ver ecrãs, como telemóveis ou televisão
"A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína."
IN:NM
