Portal Chamar Táxi

Notícias "O terrorismo via-se lá longe." Dez anos após o Bataclan, o que mudou?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,953
Gostos Recebidos
1,161
naom_58248413ea8eb.webp


Há exatamente dez anos a Europa viu acontecer o atentado terrorista mais mortal em toda a sua história: um grupo organizado, fiel ao Daesh (autodenominado Estado Islâmico) atacou três pontos da cidade de Paris, em França, fazendo 130 mortos e mais de 300 feridos.


A 13 de novembro de 2015, já durante a noite, por volta das 21h20, o ataque começou. O primeiro alvo foi o Stade de France onde França e Alemanha jogavam uma partida amigável de futebol. No interior do estádio, milhares de pessoas assistiam ao jogo, incluindo o, na altura, presidente francês François Hollande.


O ataque no recinto acabou por não tomar proporções mais graves graças ao trabalho dos seguranças do estádio que barraram o acesso a três homens. 53 minutos depois de ter soado o apito de início da partida, os terroristas fazem-se explodir e é feita a primeira vítima da noite.


Na mesma altura, um outro grupo espalha-se pelas ruas de Paris, munido com armas de fogo, e começa a disparar indiscriminadamente contra pessoas sentadas em esplanadas, cafés e restaurantes. Um outro terrorista faz-se também explodir nesta zona.


Não muito longe, e já por volta das 21h40, o terceiro (e último) grupo de terroristas desfere o seu ataque mais mortífero, na sala de espetáculos Bataclan, onde a banda de rock norte-americano Eagles of Death Metal atuava. Armados com kalashnikovs (uma espingarda automática russa, ainda utilizada por alguns grupos de crime organizado ou de terroristas), o grupo abre fogo no meio da sala, de forma indiscriminada.


Só a chegada das autoridades terá posto um ponto final na chacina, altura em que os terroristas decidem fazer vários reféns, numa tentativa de escapar do local.


Só no Bataclan morreram 90 pessoas.

IN:NM
 
Topo