Portal Chamar Táxi

Obamamania e muitas críticas na visita ao Quénia

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4479332.jpg


Num restaurante de Nairobi os clientes são recebidos por um Obama de cartão

Na primeira ida à terra do pai desde que foi eleito presidente, Obama irá encontrar-se com o homólogo queniano e com familiares.
Quando hoje ao fim da tarde o Air Force One aterrar em Nairobi, Barack Obama terá à espera ruas cheias de bandeiras dos Estados Unidos e cartazes gigantes com o seu rosto e a mensagem "Bem-Vindo a casa!". Na capital queniana ontem faziam-se preparativos de última hora: pintar passeios, plantar relva fresca. E os dez mil polícias destacados para garantir a segurança do presidente dos EUA já estavam nas ruas. Mas a primeira viagem de Obama à terra natal do pai desde que chegou à Casa Branca, em 2009, também não escapa à polémica, com várias ONG a exigirem que peça contas ao homólogo queniano, Uhuru Kenyatta, pela violência pós-eleitoral de 2007-2008.

O motivo da viagem é um discurso de Obama na Cimeira de Empreendedorismo Global, mas a verdade é que os encontros que tem previsto com Kenyatta e o adjunto deste ,William Ruto, fazem que este seja muito mais do que um "regresso a casa". Alvo de um mandado do Tribunal Penal Internacional quando tomou posse em 2013, o líder queniano foi entretanto ilibado por falta de provas, mas Ruto continua à espera de ser julgado em Haia.


dn
 
Topo