• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Obra satírica valeu-lhe as torturas na prisão que desenhou como testemunho

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4025022.JPG
bt_galeria_artigo_esq.gif
ng4025022.JPG
ng4025028.JPG
ng4025034.JPG
ng4025040.JPG
ng4025046.JPG



bt_galeria_artigo_dir.gif




Desenho de Sergey Zakharov
Para que os outros pudessem imaginar o que viu, e como "terapia", Sergey Zakharov, detido pelos separatistas pró-russos depois de assinar obras satíricas, fez dos seus desenhos o relato do cativeiro.
"Fui capturado ao pé de minha casa. Em relação às pessoas que também foram raptadas, não as conhecia mas, enquanto estava no cativeiro, as caves estavam cheias deles e eu assistia a como mandavam gente para lá todos os dias." Sergey Zakharov, artista ucraniano, escreve ao DN a partir de Kiev, onde continua a desenhar as cenas de tortura que ocorreram durante o seu cativeiro nas mãos dos separatistas pró-russos. Mas, antes dessa quase banda desenhada feita testemunho, é preciso voltar atrás.



Verão de 2014 em pleno conflito entre os separatistas pró-russos e as forças ucranianas no Leste do país. Uma rua de Donetsk.Just Do It, ordenava um contraplacado pintado por Sergey Zakharov ao então líder militar dos rebeldes pró-russos em Donetsk, Igor Girkin, conhecido como Igor Strelkov, com uma pistola apontada à cabeça. Esta foi a terceira obra deste designer de interiores e mobiliário de profissão na cidade onde nasceu e cresceu desde 11 de julho quando, pela primeira vez, levou a sua arte à rua.

"No verão a cidade já estava completamente à mercê dos bandidos armados e o mais trágico no meio disto era que os habitantes da cidade caíram na conversa. As minhas obras dirigiam-se à população de Donetsk com o objetivo de mostrar, aos que estavam a cair numa ilusão, que a República Popular de Donetsk [RPD] não é aquilo que mostrava ser e, aos que permaneceram do lado da Ucrânia, que eles não estavam sozinhos."


dn


 
Topo