Portal Chamar Táxi

Obras de Lize de la Salle na Casa da Música

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
23
Acompanhada pelo Orquestra do Porto

Obras de Lize de la Salle na Casa da Música

Lize de la Salle mostrou cedo grande talento, o que a levou a ser admitida, com apenas 11 anos, no Conservatório Nacional de Paris.





Obras de Chostakovich, Mozart e Rossini compõem o programa com que a pianista francesa Lize de la Salle se apresenta sexta-feira na Sala Suggia da Casa da Música, disse ontem fonte da instituição.
A pianista, que será acompanhada pela Orquestra Nacional do Porto (ONP), sob a direcção de Christoph König, dedica a primeira parte do concerto à Sinfonia nº 15, de Dmitri Chostakovitch.
Na segunda parte interpretará o Concerto para piano e orquestra nº 20, de Wolfgang Amadeus Mozart e a Abertura Guilherme Tell, de Gioacchino Rossini.
Nascida em Cherbourg, França, há 21 anos, Lize de la Salle mostrou cedo grande talento, o que a levou a ser admitida, com apenas 11 anos, no Conservatório Nacional Superior de Paris.
Aos 13 anos, fez a sua estreia como concertista com o Concerto para piano nº 2 de Beethoven, em Avignon, a que se seguiu o seu primeiro recital em Paris, no Louvre, antes de partir para uma digressão com a Orchestre Nationale d Ile de France, tocando o Concerto em Ré maior de Haydn.
Ganhou numerosos primeiros prémios (o Steinway, Sucy, Vulaines, Radio France, Ettlingen, Bärenreiter, entre outros), assim como o «Young Concert Artists International Auditions», nos Estados Unidos (2004), que lhe deu a oportunidade para se estrear em Nova Iorque e Washington.
Em 2004, fez a primeira tournée pelo Japão e participou em festivais europeus, apresentando-se como solista ao lado da Orquestra do Festival de Música de Schleswig-Holstein, no Festival La Roque d Anthéron e Festival d Hardelot.
Lise de la Salle tem tocado em cidades como Berlim, Tóquio, Nova Iorque, Washington, Paris, Lyon, Milão, Amesterdão e Londres (Wigmore Hall).
Em 2007/2008, apresentou-se no Konzerthaus de Dortmund, com a Orquestra Sinfónica de São Francisco, e no «Great Performers Series» do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.

Casa da Música. Lize de la Salle ganhou numerosos primeiros prémios

DR


o primeiro de janeiro
 
Topo