- Entrou
- Abr 13, 2007
- Mensagens
- 14,804
- Gostos Recebidos
- 3
O Ohio é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Oeste do país. O Ohio é um dos principais pólos industriais do país. Localizado no centro da Região Centro-Oeste dos Estados Unidos - a região mais industrializada do país - o Ohio possui com principal fonte de renda a manufatura. Outras fontes de renda importantes são finanças, a mineração de carvão - que ajudou a fazer de Ohio uma das principais potências industriais do país - a agricultura e o turismo.
A palavra Ohio, que significa na língua iroquesa "Algo Grande", "Grandes Águas", "Belo Rio", "Grande Rio" ou "Bom Rio", era utilizado por este grupo de nativos americanos para descrever o Rio Ohio. O cognome do Ohio é Buckeye State. O Buckeye é uma árvore do gênero Aesculus. Florests compostas por árvores do gênero Aesculus cobriam anteriormente todo o Ohio, embora muito destas florestas tenham sido derrubadas para serem utilizadas como matérias-primas em diversas indústrias, bem como para dar espaço à agricultura. O Ohio também reivindica o cognome de Mother of Modern Presidents (Mãe de Presidentes Modernos), pelo fato de que sete dos Presidentes dos Estados Unidos nasceram e cresceram em Ohio. Este título pertence, porém, à Virgínia, com um total de oito Presidentes. Os Presidentes americanos que nasceram em Ohio são Ulysses S. Grant, Rutherford B. Hayes, James A. Garfield, Benjamin Harrison, William McKinley, William Howard Taft e Warren G. Harding. Um oitavo Presidente, William Henry Harrison, morava no Ohio quando tornou-se Presidente.
Os primeiros exploradores europeus a explorarem a região foram os franceses. Até 1763, a região do Ohio fazia parte da colônia francesa de Nova França, passando então para controle britânico. Com a independência dos Estados Unidos em 1783, os Estados Unidos passaram a controlar a região. O Ohio tornou-se o primeiro território do Território do Noroeste a ser elevado à categoria de Estado, e o 17º a entrar na União, em 1 de março de 1803. A expansão em direção ao oeste e a construção de numerosas ferrovias no Estado, a descoberta de numerosos depósitos de carvão e uma sólida indústria agropecuária fizeram com que o Ohio tornasse em meados do século XIX uma grande potência industrial. Ulysses S. Grant, nativo de Ohio, foi um dos principais líderes da União durante a Guerra Civil Americana.
A rápida industrialização do Estado fez com que diversas pessoas nativas do Estado destacassem por suas invenções e pelo seu pioneirismo. Thomas A. Edison nasceu em Ohio, e os Irmãos Wright - conhecidos por terem, após o brasileiro Santos Dumont, voado em um mais pesado que o ar - cresceram no Estado. Outro nativo do Ohio famoso mundialmente é Neil A. Armstrong, a primeira pessoa a pisar na Lua.
O Ohio limita-se ao norte com o Michigan e o Lago Erie, a leste com a Pensilvânia, a sul com a Virgínia Ocidental e o Kentucky, e a oeste com o Indiana. Do outro lado do Lago Erie localiza-se a província canadense de Ontário.
O litoral do Ohio com o Lago Erie possui cerca de 502 quilômetros de comprimento, incluíndo 85 quilômetros da reentrância formada pela Baía de Sandusky e 106 quilômetros de litoral formado por ilhas localizadas no Lago Erie. O Estado possui mais de 2,5 mil lagos e lagoas, além de outros 180 reservatórios artificiais. O maior lago do Estado é o Grand Lake, que possui 5 140 hectares de área. O Ohio possui cerca de 70,8 mil quilômetros de rios e riachos. O principal rio do Estado é o Ohio - que atua como fronteira entre o Ohio e a Virgínia e o Kentucky. Outros rios importantes são os rios Cuyahoga, Maumee, Miami, Muskingum e o Scioto. Cerca de 25% do Estado é coberto por florestas.
A maior parte do solo do Ohio, com exceção de uma pequena região no centro-sul do Estado e de uma área excepcionalmente plana no noroeste, conhecida como o "Grande Pântano Negro", é formada por planícies glaciais. Estas regiões glaciais foram uma vez anteriormente cobertas por uma espessa camada de gelo, em eras glaciais relativamente recentes - a última tendo ocorrida cerca de dez anos antes de Cristo. A maior parte do Estado possui uma baixa altitude.
O Ohio pode ser dividido em quatro distintas regiões geográficas:
As Planícies dos Grandes Lagos localizam-se ao longo do litoral do Estado com o Lago Erie, e cobrem todo o norte do Ohio. É uma região relativamente estreita, com cerca de oito quilômetros de espessura na sua extremidade oriental, aumentando para mais de 80 quilômetros na extremidade ocidental. Caracteriza-se pelo seu solo pouco acidentado, relativamente plano, e de suas baixas altitudes, as menores do Estado - de 139 metros acima do mar no extremo nordeste do Estado. Caracteriza-se também pelo seu solo relativamente fértil.
As Planícies Till ocupam todo o oeste do Ohio. As altitudes destas planícies aumentam gradativamente, à medida em que se viaja em direção ao sul. Estas planícies possuem poucos acidentes geográficos, e caracterizam-se pelas seus morros baixos e largos. O ponto mais alto do Ohio localiza-se no sul desta região, no extremo sudoeste do Estado, com seus 472 metros de altitude.
O Planalto dos Apalaches ocupa toda a região oriental do Ohio. Caracteriza-se pelo seu terreno rochoso e acidentado. Esta região abriga a maior parte dos principais depósitos minerais do Estado, como carvão, gás natural e granito.
A Região Bluegrass ocupa uma pequena região no centro-sul do Estado. Esta região caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado, pelos seus pastos e pelo seu solo fértil.
O clima do Ohio é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. Porém, o tempo no Estado varia bastante de estação para estação. O tempo no Ohio é relativamente instável, e o tempo em um dado dia pode mudar repentinamente e drasticamente, especialmente no inverno. O principal motivo desta instabilidade é a ausência de obstáculos geográficos no estado e em suas proximidades, que permitem o rápido movimento de correntes de ar vindas de quaisquer direções ao longo do Estado.
As temperaturas no Ohio caem à medida em que a latitude aumenta. A temperatura média do Estado no inverno é de -5°C no norte do Estado, -2°C na região central e de 2°C no sul. A média das mínimas é de -6°C no norte, -4°C na região central e de -2°C no sul. A média das máximas é de 2°C no norte, 5°C na região central e 8°C no sul. Mínimas variam entre -40°C e 5°C, e máximas variam entre -30°C e 15°C. A temperatura mais baixa já registrada no Ohio, -38°C, foi em Milligan, em 10 de fevereiro de 1899.
A temperatura média no verão no norte é de 21°C (de 20°C no extremo nordeste), e de 24°C no sul. A média das mínimas é de 15°C no norte, 16°C na região central e de 18°C no sul. A média das máximas é de 28°C no norte e na região central e de 30°C no sul. Mínimas variam entre 8°C e 26°C, e máximas variam entre 16°C e 38°C. A temperatura mais alta já registrada no Ohio é de 45°C, registrada em 21 de julho de 1934, em Gallipolis.
A taxa de precipitação média anual do Ohio é de 97 centímetros anuais. Estas taxas são maiores no sul e nas regiões montanhosas do nordeste do Estado - que podem receber mais de 120 centímetros anuais - e menores ao longo do Lago Erie e no noroeste do Estado - que recebem menos de 85 centímetros anuais. Toledo recebe cerca de 80 centímetros anuais de precipitação. As taxas de precipitação média anual de neve no Ohio é de 74 centímetros. Estas taxas aumentam à medida em que se viaja em direção a leste e ao norte. A montanhosa região nordeste do Ohio recebe em média cerca de 254 centímetros anuais de neve, e por isto, possui vários resorts de esqui.
De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Ohio em 2000 era de 11 353 140 habitantes, um crescimento de 4,2% em relação à população do Estado em 1990, de 10 887 325 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 11 464 042 habitantes, um crescimento de 5,2% em relação à população do Estado em 1990, de 1%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,1% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural do Ohio entre 2000 e 2005 foi de 217 877 habitantes - 789 312 nascimentos menos 571 435 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 75 142 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 177 150 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Ohio cresceu em 110 897 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 13 899 habitantes. Cerca de 3,4% da população do Estado (340 mil habitantes) não nasceram nos Estados Unidos.
6,6% da população do Ohio possui menos de 5 anos de idade, 25,4% possui menos de 18 anos, e 13,3% possui 65 anos de idade ou mais. Pessoas do sexo feminino compõem aproximadamente 51,4% da população do Estado.
Cerca de 74% da população do Ohio vivem em cidades, com o restante vivendo em áreas rurais. Cerca de 85% da população do Estado vive em regiões metropolitanas, com metade de toda a população do Estado vivendo em uma das três maiores regiões metropolitanas do Ohio: Cincinnati, Cleveland e Columbus. Columbus é a cidade mais populosa do Estado, mas a região metropolitana mais populosa é Cincinnati. No total, o Estado possui 15 regiões metropolitanas. Deles, cinco estão divididos entre o Ohio e os Estados de Indiana, Kentucky ou Virgínia Ocidental.
Akron (212 215 habitantes na cidade, 694 960 habitantes na região metropolitana)
Canton (79 255 habitantes na cidade, 406 934 habitantes na região metropolitana)
Cincinnati (317 361 habitantes na cidade, 2 009 632 habitantes na região metropolitana)
Cleveland (461 324 habitantes na cidade, 2 148 143 habitantes na região metropolitana)
Columbus (728 432 habitantes na cidade, 1 612 694 habitantes na região metropolitana)
Dayton (161 696 habitantes na cidade, 848 153 habitantes na região metropolitana)
Lima (40 081 habitantes na cidade, 106 234 habitantes na região metropolitana)
Mansfield (50 557 habitantes na cidade, 127 949 habitantes na região metropolitana)
Sandusky (27 844 habitantes na cidade, 78 665 habitantes na região metropolitana)
Springfield (64 483 habitantes na cidade, 144 742 habitantes na região metropolitana)
Steubenville (19 015 habitantes na cidade, 126 464 habitantes na região metropolitana)
Toledo (308 973 habitantes na cidade, 659 188 habitantes na região metropolitana)
Youngstown (79 271 habitantes na cidade, 602 964 habitantes na região metropolitana)
Marietta (14 515 habitantes) e Steubenville fazem parte de regiões metropolitanas cujo centro metropolitano é divido com áreas urbanas localizadas na Virgínia Ocidental. Parkersburg e Vienna são os outros núcleos da região metropolitana do qual Marietta faz parte, enquanto Weirton é o segundo núcleo da região metropolitana do qual Steubenville faz parte. O Condado de Belmont faz parte da região metropolitana de Wheeling, também localizada na Virgínia Ocidental, enquanto o Condado de Lawrence faz parte da região metropolitana de Huntington Wheeling–Ashland, localizados, respectivamente, na Virgínia Ocidental e em Kentucky
Fonte: wikipédia
A palavra Ohio, que significa na língua iroquesa "Algo Grande", "Grandes Águas", "Belo Rio", "Grande Rio" ou "Bom Rio", era utilizado por este grupo de nativos americanos para descrever o Rio Ohio. O cognome do Ohio é Buckeye State. O Buckeye é uma árvore do gênero Aesculus. Florests compostas por árvores do gênero Aesculus cobriam anteriormente todo o Ohio, embora muito destas florestas tenham sido derrubadas para serem utilizadas como matérias-primas em diversas indústrias, bem como para dar espaço à agricultura. O Ohio também reivindica o cognome de Mother of Modern Presidents (Mãe de Presidentes Modernos), pelo fato de que sete dos Presidentes dos Estados Unidos nasceram e cresceram em Ohio. Este título pertence, porém, à Virgínia, com um total de oito Presidentes. Os Presidentes americanos que nasceram em Ohio são Ulysses S. Grant, Rutherford B. Hayes, James A. Garfield, Benjamin Harrison, William McKinley, William Howard Taft e Warren G. Harding. Um oitavo Presidente, William Henry Harrison, morava no Ohio quando tornou-se Presidente.
Os primeiros exploradores europeus a explorarem a região foram os franceses. Até 1763, a região do Ohio fazia parte da colônia francesa de Nova França, passando então para controle britânico. Com a independência dos Estados Unidos em 1783, os Estados Unidos passaram a controlar a região. O Ohio tornou-se o primeiro território do Território do Noroeste a ser elevado à categoria de Estado, e o 17º a entrar na União, em 1 de março de 1803. A expansão em direção ao oeste e a construção de numerosas ferrovias no Estado, a descoberta de numerosos depósitos de carvão e uma sólida indústria agropecuária fizeram com que o Ohio tornasse em meados do século XIX uma grande potência industrial. Ulysses S. Grant, nativo de Ohio, foi um dos principais líderes da União durante a Guerra Civil Americana.
A rápida industrialização do Estado fez com que diversas pessoas nativas do Estado destacassem por suas invenções e pelo seu pioneirismo. Thomas A. Edison nasceu em Ohio, e os Irmãos Wright - conhecidos por terem, após o brasileiro Santos Dumont, voado em um mais pesado que o ar - cresceram no Estado. Outro nativo do Ohio famoso mundialmente é Neil A. Armstrong, a primeira pessoa a pisar na Lua.
O Ohio limita-se ao norte com o Michigan e o Lago Erie, a leste com a Pensilvânia, a sul com a Virgínia Ocidental e o Kentucky, e a oeste com o Indiana. Do outro lado do Lago Erie localiza-se a província canadense de Ontário.
O litoral do Ohio com o Lago Erie possui cerca de 502 quilômetros de comprimento, incluíndo 85 quilômetros da reentrância formada pela Baía de Sandusky e 106 quilômetros de litoral formado por ilhas localizadas no Lago Erie. O Estado possui mais de 2,5 mil lagos e lagoas, além de outros 180 reservatórios artificiais. O maior lago do Estado é o Grand Lake, que possui 5 140 hectares de área. O Ohio possui cerca de 70,8 mil quilômetros de rios e riachos. O principal rio do Estado é o Ohio - que atua como fronteira entre o Ohio e a Virgínia e o Kentucky. Outros rios importantes são os rios Cuyahoga, Maumee, Miami, Muskingum e o Scioto. Cerca de 25% do Estado é coberto por florestas.
A maior parte do solo do Ohio, com exceção de uma pequena região no centro-sul do Estado e de uma área excepcionalmente plana no noroeste, conhecida como o "Grande Pântano Negro", é formada por planícies glaciais. Estas regiões glaciais foram uma vez anteriormente cobertas por uma espessa camada de gelo, em eras glaciais relativamente recentes - a última tendo ocorrida cerca de dez anos antes de Cristo. A maior parte do Estado possui uma baixa altitude.
O Ohio pode ser dividido em quatro distintas regiões geográficas:
As Planícies dos Grandes Lagos localizam-se ao longo do litoral do Estado com o Lago Erie, e cobrem todo o norte do Ohio. É uma região relativamente estreita, com cerca de oito quilômetros de espessura na sua extremidade oriental, aumentando para mais de 80 quilômetros na extremidade ocidental. Caracteriza-se pelo seu solo pouco acidentado, relativamente plano, e de suas baixas altitudes, as menores do Estado - de 139 metros acima do mar no extremo nordeste do Estado. Caracteriza-se também pelo seu solo relativamente fértil.
As Planícies Till ocupam todo o oeste do Ohio. As altitudes destas planícies aumentam gradativamente, à medida em que se viaja em direção ao sul. Estas planícies possuem poucos acidentes geográficos, e caracterizam-se pelas seus morros baixos e largos. O ponto mais alto do Ohio localiza-se no sul desta região, no extremo sudoeste do Estado, com seus 472 metros de altitude.
O Planalto dos Apalaches ocupa toda a região oriental do Ohio. Caracteriza-se pelo seu terreno rochoso e acidentado. Esta região abriga a maior parte dos principais depósitos minerais do Estado, como carvão, gás natural e granito.
A Região Bluegrass ocupa uma pequena região no centro-sul do Estado. Esta região caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado, pelos seus pastos e pelo seu solo fértil.
O clima do Ohio é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. Porém, o tempo no Estado varia bastante de estação para estação. O tempo no Ohio é relativamente instável, e o tempo em um dado dia pode mudar repentinamente e drasticamente, especialmente no inverno. O principal motivo desta instabilidade é a ausência de obstáculos geográficos no estado e em suas proximidades, que permitem o rápido movimento de correntes de ar vindas de quaisquer direções ao longo do Estado.
As temperaturas no Ohio caem à medida em que a latitude aumenta. A temperatura média do Estado no inverno é de -5°C no norte do Estado, -2°C na região central e de 2°C no sul. A média das mínimas é de -6°C no norte, -4°C na região central e de -2°C no sul. A média das máximas é de 2°C no norte, 5°C na região central e 8°C no sul. Mínimas variam entre -40°C e 5°C, e máximas variam entre -30°C e 15°C. A temperatura mais baixa já registrada no Ohio, -38°C, foi em Milligan, em 10 de fevereiro de 1899.
A temperatura média no verão no norte é de 21°C (de 20°C no extremo nordeste), e de 24°C no sul. A média das mínimas é de 15°C no norte, 16°C na região central e de 18°C no sul. A média das máximas é de 28°C no norte e na região central e de 30°C no sul. Mínimas variam entre 8°C e 26°C, e máximas variam entre 16°C e 38°C. A temperatura mais alta já registrada no Ohio é de 45°C, registrada em 21 de julho de 1934, em Gallipolis.
A taxa de precipitação média anual do Ohio é de 97 centímetros anuais. Estas taxas são maiores no sul e nas regiões montanhosas do nordeste do Estado - que podem receber mais de 120 centímetros anuais - e menores ao longo do Lago Erie e no noroeste do Estado - que recebem menos de 85 centímetros anuais. Toledo recebe cerca de 80 centímetros anuais de precipitação. As taxas de precipitação média anual de neve no Ohio é de 74 centímetros. Estas taxas aumentam à medida em que se viaja em direção a leste e ao norte. A montanhosa região nordeste do Ohio recebe em média cerca de 254 centímetros anuais de neve, e por isto, possui vários resorts de esqui.
De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Ohio em 2000 era de 11 353 140 habitantes, um crescimento de 4,2% em relação à população do Estado em 1990, de 10 887 325 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 11 464 042 habitantes, um crescimento de 5,2% em relação à população do Estado em 1990, de 1%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,1% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural do Ohio entre 2000 e 2005 foi de 217 877 habitantes - 789 312 nascimentos menos 571 435 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 75 142 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 177 150 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Ohio cresceu em 110 897 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 13 899 habitantes. Cerca de 3,4% da população do Estado (340 mil habitantes) não nasceram nos Estados Unidos.
6,6% da população do Ohio possui menos de 5 anos de idade, 25,4% possui menos de 18 anos, e 13,3% possui 65 anos de idade ou mais. Pessoas do sexo feminino compõem aproximadamente 51,4% da população do Estado.
Cerca de 74% da população do Ohio vivem em cidades, com o restante vivendo em áreas rurais. Cerca de 85% da população do Estado vive em regiões metropolitanas, com metade de toda a população do Estado vivendo em uma das três maiores regiões metropolitanas do Ohio: Cincinnati, Cleveland e Columbus. Columbus é a cidade mais populosa do Estado, mas a região metropolitana mais populosa é Cincinnati. No total, o Estado possui 15 regiões metropolitanas. Deles, cinco estão divididos entre o Ohio e os Estados de Indiana, Kentucky ou Virgínia Ocidental.
Akron (212 215 habitantes na cidade, 694 960 habitantes na região metropolitana)
Canton (79 255 habitantes na cidade, 406 934 habitantes na região metropolitana)
Cincinnati (317 361 habitantes na cidade, 2 009 632 habitantes na região metropolitana)
Cleveland (461 324 habitantes na cidade, 2 148 143 habitantes na região metropolitana)
Columbus (728 432 habitantes na cidade, 1 612 694 habitantes na região metropolitana)
Dayton (161 696 habitantes na cidade, 848 153 habitantes na região metropolitana)
Lima (40 081 habitantes na cidade, 106 234 habitantes na região metropolitana)
Mansfield (50 557 habitantes na cidade, 127 949 habitantes na região metropolitana)
Sandusky (27 844 habitantes na cidade, 78 665 habitantes na região metropolitana)
Springfield (64 483 habitantes na cidade, 144 742 habitantes na região metropolitana)
Steubenville (19 015 habitantes na cidade, 126 464 habitantes na região metropolitana)
Toledo (308 973 habitantes na cidade, 659 188 habitantes na região metropolitana)
Youngstown (79 271 habitantes na cidade, 602 964 habitantes na região metropolitana)
Marietta (14 515 habitantes) e Steubenville fazem parte de regiões metropolitanas cujo centro metropolitano é divido com áreas urbanas localizadas na Virgínia Ocidental. Parkersburg e Vienna são os outros núcleos da região metropolitana do qual Marietta faz parte, enquanto Weirton é o segundo núcleo da região metropolitana do qual Steubenville faz parte. O Condado de Belmont faz parte da região metropolitana de Wheeling, também localizada na Virgínia Ocidental, enquanto o Condado de Lawrence faz parte da região metropolitana de Huntington Wheeling–Ashland, localizados, respectivamente, na Virgínia Ocidental e em Kentucky
Fonte: wikipédia