Portal Chamar Táxi

Opel corsa 1.5 td, não pega em frio

Mauro de sousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2015
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.
sou novo por aqui.
1º bom ano novo para todos

Tenho um opel corsa 1.5 td kat sport, de 93. Comprei o carro parado já a 2 anos, fiz algumas reparações, ( não fui eu que fiz foram mecânicos amigos )
trocou se bomba injetora, filtros, válvula da bomba, tubos de admissão, etc... O carro ficou porreiro, entretanto, quando fui para andar nele, não pegou, a bateria morreu. Troquei a bateria.
O carro de manha, quando está frio, não pega, mando abaixo a bateria nova, e nada , só soluça e manda fumo branco. Ligo a outra bateria e só depois de uns 10 minutos ele pega. Manda uma baforada de fumo branco, e fica bom. Ando nele o dia todo, e pega sempre a 1ª. Se fica mais de umas duas horas parado, já custa um pouco , mas pega. Quando fica a noite toda , de manha já não pega.
O rele de aquecimento, de manha não dispara, não faz o clik. Depois de pegar a 1º vez, o rele dispara logo a seguir de apagar a luz da resistência.
Se alguém puder ajudar, ficava muito agradecido.
Obrigado

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
77

firetiger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 21, 2007
Gostos Recebidos
0
Confirma se a bomba injectora esta no ponto ,se estar sangra o circuito do gasóleo

Mauro de sousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2015
Gostos Recebidos
0
Boa noite.

Viva Mauro,

Já verificas-te o estado das quatro velas de incandescência?

Vídeo:
[video=youtube;3i5pOWueUwM]https://www.youtube.com/watch?v=3i5pOWueUwM[/video]

Boa noite
Ainda não, mas vou verificar.
Muito obrigado
Já agora...
Este é o problema mais grave, acho eu, é o que chateia mais. tenho outro problema, esta semana, fui dar um esticão ao carro, nunca deve ter levado um, pois o carro sempre foi de um senhor de idade, e depois esteve parado uns anos,já tenho o carro a alguns meses a arranjar, e agora pensava que já estava pronto, ao voltar na auto estrada "A5" vinha em 5ª quase a fundo, o carro vinha bem, de repente o conta rotações morreu e não funcionou mais, o que pode ser ? O conta km também não funciona . Como posso fazer para arranjar os dois ?

Mauro de sousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2015
Gostos Recebidos
0
boa noite
Eu não sei como verificar.
Mas penso que está. O carro foi reparado por um amigo bate chapas, na altura não andava mesmo, mudamos a bomba injectora, válvula, filtros, correias tec.. até que ele disse que não conseguia fazer mais nada. Ai levei a um mecânico, que depois de fazer vários testes, e afinação da bomba, descobriu que o tubo que vai do filtro de gasóleo para bomba tinha um buraco, o carro ficou lá uns 4 dias, mas o senhor só cobrou 25€ . O carro depois de pegar, trabalha bem o dia todo, pega a 1ª, não deita fumo, fica bom. O problema é no dia seguinte, só pega depois de uns 10 a 15 minutos a tentar, com ajuda de outro carro.
Obrigado

firetiger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 21, 2007
Gostos Recebidos
0
Sensor da cambota poderá ser também !!!
A "bicha" do cabo de velocidades deve ter ido a vida por isso deixou de marcar .
Agora de o carro não pegar a frio é como lhe disse pode ser fuga no circuito do gasóleo,bomba injectora que não esta no ponto.Verfique se o filtro do gasóleo é o indicado
ele pode apertar mas pode não vedar é uma coisa que pode provocar isso

Mauro de sousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2015
Gostos Recebidos
0
Boa noite

Bom, já troquei as velas, fui verificar e estavam mortas, quando fui comprar, tive dois ataques cardíacos, na 1ª loja, pediram 49 € por cada vela, na 2ª 37 € por vela, lá arranjei umas no ferro velho, 4 por 20€, não foi mal. E ainda veio um bicha por mais 5 euritos.
Troquei as velas e nada, a bateria está morta, liguei a outro carro, e voilá pegou a primeira, a situação do arranque está resolvida. Mas agora a bateria nºao carrega, fiz aguns testes e :
Bateria está com 12 v, está boa. Quando ligo a ignição baixa para os 7 v e continua a baixar ate morrer,Quando desligo a ignição volta aos 12v gradualmente e se dou a chave , morre logo. Fiz o teste com o carro a trabalhar, ou seja, com fornecimento do alternador e fica nos 8, 9 v. em principio é alternador nas lonas, ou não ?? Se for sabem onde posso arranjar ?

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
77
Mauro vamos por partes.

Com um multimetro verifica a voltagem exacta da tua bateria com o carro e chave totalmente desligado.

A escala da voltagem de uma bateria é +/- a seguinte:

12.66v . . . . . . . . . . 100%
12.45v . . . . . . . . . . 75%
12.24v . . . . . . . . . . 50%
12.06v . . . . . . . . . . 25%
11.89v . . . . . . . . . . 0%

Portanto se a tua bateria estiver a baixo dos 12.4v terá de ser carregada para poderes colocar o carro a trabalhar.

Na segunda hipótese tens de testar o alternador. Para isso tens de colocar de alguma forma o carro a trabalhar e seguir os passos deste tópico: http://www.geralforum.com/board/1887/631717/como-testar-o-alternador-12v-de-um-carro.html

Ps. Se a bateria descarregar com muita facilidade ou não armazenar energia suficiente provavelmente precisará de ser substituída. Tem em conta que se a bateria estiver com pouca energia, precisará de algum tempo para que o alternador por si só a recarregue.

Mauro de sousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2015
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde.
A bateria é nova, comprei a uma semana.
A 1ª vez que liguei, consegui pegar o carro, depois de muitas tentativas, ele pegou, andei nele quase 1 hora, fui dar um esticão a auto estrada, foi quando o conta rotações morreu.
Pegou bem o resto do dia, ligava, a resistência apagava, o rele das velas disparava poucos segundos depois e o carro pegava a 1ª, no dia seguinte já não pegava e a bateria morria logo.
Verifiquei as velas, e estavam três queimadas, substitui e quando fui pegar o carro, a bateria morreu muito rápido, peguei com ajuda de outro carro, e já ligou a primeira, fui dar uma volta com ele e quando desliguei, já não pegou outra vez.

Fiz a verificação com o multímetro.
Com tudo desligado - 12 v
Quando ligo a chave - baixa para os 6 , 7 v e continua a baixar.
Quando dou a ignição morre logo, desligo tudo e volta gradualmente até aos 12 v
Com o carro a trabalhar - fica entre os 9 e os 12 v.
Deita sempre um pouco de fuma branco mas fica logo bom, sem deitar fumo nenhum logo de seguida, mesmo a alta rotação.

ruimoreira24

GF Ouro
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
12
amigo o alternador não esta a trabalhar tens que estar na media ao trabalhar 13.90v se tiver abaixo dos 12.50v esta lixado o alternador e por isso deita td abaixo, podes por quantas batarias que quiseres que o carro depois não pega hehehe, arranja o alternador e ve como estão as velas que isso fica ok

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Gostos Recebidos
0
Bem pelos vistos nunca mais houve resposta sobre este assunto.