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É um daqueles problemas irritantes do dia a dia.
Nos intervalos, o volume da televisão sobe automaticamente, para níveis que podem ser incomodativos.
A partir de hoje, isso acaba.
O problema da diferença de volume de som é especialmente irritante para os pais, enquanto os filhos vêem televisão.
Nos intervalos dos desenhos animados ou das séries juvenis, entra a publicidade, com níveis de som incomodativos.
Uma questão em vias de resolução.
A partir desta quarta-feira, os operadores televisivos têm de normalizar o volume de som nos intervalos publicitários, cumprindo a directiva da ERC que tenta minorar as queixas dos telespectadores de um aumento de volume entre a programação.
As novas regras foram aprovadas em Fevereiro pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e obrigam à medição do sinal áudio de um programa, a qual "deverá ser feita na sua globalidade, sem ênfase em elementos específicos, tais como música, fala ou efeitos sonoros", segundo a informação disponibilizada na página do regulador na Internet.
O objectivo desta directiva, refere a mesma nota, é minorar o "incómodo gerado pela inconsistência dos níveis sonoros junto dos espectadores", para que o som esteja num nível confortável entre a programação e os intervalos publicitários.
A nova norma aplica-se a todos os operadores de televisão e distribuição sob jurisdição portuguesa.
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