• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Opinião de Marcelo Caetano sobre o 25 de Abril

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
10300782_262756157237251_6440493976425283743_n.jpg

Sobre o 25 de Abril, disse Marcelo Caetano:

"Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suiça, o golpe de Estado foi o princípio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica e a emigração em massa."

"Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros e até presidentes de República."
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Se realmente o disse, não podia estar mais certo!

Mas qual seria o futuro ou como seria o pais hoje se o Estado Novo perdura-se?

O 25 de Abril acontece porque uma elite estava a ser "massacrada".... essa elite deixou de estar a ser "massacrada" com o 25 de Abril, depois foi bem compensada, ainda o é face ao que se vê, mas também não compete a essa elite "produzir" justiça... aliás essa elite já não tem "espaço" para efectuar mudanças!
 

lorigato

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
:6_15_221::6_15_221::6_15_221: 25 de Abril Sempre
 

lorigato

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
"Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data.
A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores,
ministros e até presidentes de República."

No que diz respeito a esta parte da citacao, estou completamente de acordo.

Quanto a outra parte nao posso estar mais em desacordo, "Portugal a caminho de se transformar em uma Suica"
,como se isso fosse possivel, mantendo uma guerra colonial, que nos sugava e destruia
toda a nossa economia, e destruia a vida de uma parte importante de toda a nossa juventude.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
"Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data.
A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores,
ministros e até presidentes de República."

No que diz respeito a esta parte da citacao, estou completamente de acordo.

Quanto a outra parte nao posso estar mais em desacordo, "Portugal a caminho de se transformar em uma Suica"
,como se isso fosse possivel, mantendo uma guerra colonial, que nos sugava e destruia
toda a nossa economia, e destruia a vida de uma parte importante de toda a nossa juventude.

Amigo vou te colocar uma questão... antes de mais deixa que te diga que ainda bem que aconteceu o 25 de Abril!

Não sei se és um ex-combatente e se foste combater no Ultramar....

A questão:

Se por acaso a guerra estivesse a ser ganha por nós, com a passividade ou o consentimento a nível internacional, os nossos militares teriam feito o 25 de Abril?
 

lorigato

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Amigo p.rodrigues vou tentar responder a tua questao: Sim eu acho que sim, apesar de haver muitos militares
de carreira que ate apoiavam a continuacao do conflito, havia tambem muitos outros principalmente os mais jovens
que eram contra a continuacao daquela situacao, que no meu humilde ponto de vista era insustentavel.

Quanto a tua pergunta, relativa a minha pessoa, sim eu estive em Angola, durante 28 meses,1 cabo para quedista 637/70
e vi muitas coisas que desejaria nunca ter visto, mas isso sao coisas de que nao pretendo recordar.

Um grande abraco para ti, e tambem os meus parabens pela tua recente promocao a moderador desta casa.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Independentemente de Portugal ganhar ou não a guerra no Ultramar, penso que haveria mais cedo ou mais tarde, mudanças no país.

Motivo: A evolução tende sempre a melhorar nesse sentido. E as ditaduras tendem a desaparecer.

Tivemos vários exemplos a nível mundial.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Independentemente de Portugal ganhar ou não a guerra no Ultramar, penso que haveria mais cedo ou mais tarde, mudanças no país.

Motivo: A evolução tende sempre a melhorar nesse sentido. E as ditaduras tendem a desaparecer.

Tivemos vários exemplos a nível mundial.

Quanto ao conceito "ditadura" também este terá evoluído... daí eu duvidar que desapareçam...
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
10300782_262756157237251_6440493976425283743_n.jpg

Sobre o 25 de Abril, disse Marcelo Caetano:

"Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suiça, o golpe de Estado foi o princípio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica e a emigração em massa."

"Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros e até presidentes de República."

Se o disse teve uma visão 1000% correta , não podia estar mais certo (infelizmente)
Quanto a sermos uma Suíça ai não sei o ponto de vista ou o que tinha em mente quanto chefe de estado para poder afirmar e sustentar essa mesma afirmação com factos concretos.

Hoje em dia e deixando de lado alguns preconceitos Marcelo Caetano era um reformista que pelo que li acredito que aos poucos iria levar Portugal a uma democracia ,naturalmente não é um processo de ontem para hoje devido ao tudo que estava enraizado no aparelho de estado e por muito boas ideias que pude se ter sabia que tinha de ir com alguma calma , se seria melhor do que foi o de repente 25 de Abril ai nunca sabemos .
Quando se fala no 25 de Abril de 1974 aquilo que quase 100% da população diz que trouxe de bom foi Liberdade , mas também algumas coisas menos boas no meu ponto de vista como por exemplo a entrega das ex colonias que praticamente deixou os Portugueses a viver nas mesmas por sua conta e risco , se poderia ter negociado uma paz em que os residentes Portugueses poderiam ter ficado integrados e com isso não existir o êxodo que existio e centenas de milhares com uma mão atras e outra a frente (nem todos, mas a maioria) e não esquecer que Portugal num ápice teve de absorver cerca de 1 milhão de pessoas refugiadas das ex colonias para um país com pouco mais de 9 milhões e tal na altura foi obra e com isso todas as conjunturas sociais que isso representou .

Voltando ao 25 de Abril na minha opinião se o mesmo não acontecia nessa data gradualmente Portugal iria ser uma democracia na mesma , é impensável ver Portugal isolado na Europa com mais 1 ano ou 2 ,basta olhar para o lado Espanha e o dito ditador da altura pouco mais tarde entregou o poder .
Agora que revolta é olhar para traz e só dar valor aos militares graduados que pensaram e levaram avante todo processo ,tem o seu valor mas a melhor parte e a parte determinante são sempre os soldados e se estes não alinham não é meia dúzia de graduados que fazem o que quer que seja .
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0



"Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros e até presidentes de República."


Estiveram 48 anos a criar servilismo com a pobreza a amordaçar a treinar para combater uma guerra perdida à partida ! Como podem ofender por fim as pessoas Foram estas as pessoas que eles estiveram décadas a educar!
 
Topo