Portal Chamar Táxi

Orquídeas – Material e recipientes para a plantação

Status
Não está aberto para novas respostas.

corisco

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
9,084
Gostos Recebidos
25
O material

Para outras plantas é costume recorrer-se à terra para a plantação. Com a orquídea tal material só se usa para as terrestres.
A orquídea só se desenvolverá nos chamados substratos, e o mais usado e aconselhável é. Sem dúvida. O xaxim (material fibroso)
Este é retirado de uma planta (samambaia ussú) (uma variedade de feto arbóreo) encontrada no centro e sul do Brasil, acima de 700m de altitude (do estado do Rio de Janeiro até ao Rio Grande do Sul). Para colher o xaxim, retira-se a fibra que envolve o tronco e obtêm-se, então, as placas – que devem ser desintegradas numa picadora de forragem ou máquina semelhante. Depois disso o xaxim está pronto a ser usado.
Este material é bastante resistente ao frio e às geadas, crescendo com relativa facilidade e rapidez.
O Polypodium – também uma espécie de samambaia – produz uma quantidade enorme de raízes que são brandas e macias e também óptimas para a plantação de orquídeas. Actualmente é um material escasso e tem a desvantagem de ser menor resistente do que o xaxim, precisando de ser substituído decorridos dois anos.
A fibra ou raiz da Osmunda regalis (também chamada samambaia ou samanbaia–real) é utilizada por europeus e americanos.
É preciso escavar a terra e arrancar a planta parta então retirar o bloco de raízes. Cresce em belas moitas e atinge 1 metro de altura. Na medida em que o xaxim se torna caro e difícil de obter, é possível que os orquidófilos passem a escavar o solo à procura da Osmunda.
Outro material excelente é a fibra de coco. O único inconveniente é o facto de exigir uma boa desfibradora para ficar em condições de ser utilizada.

Nota: Como na zona onde resido não tenho facilidade em obter os materiais acima descritos, utilizo uma mistura à base de casca de pinheiro picada miúda, leca miúda[/I] (um material usado na construção civil) e carvão vegetal picado que resulta perfeitamente por ficar com uma boa drenagem, não esquecendo o truque muito importante, que é, o fundo do vaso (cerca de um quarto) deve ser preenchido com cacos de barro ou leca grada. Para quem tem poucas plantas poderá adquirir o substrato já preparado e vendido em sacos creio que de 2 quilos, em estabelecimentos da especialidade. (normalmente trazem o descritivo de substrato para orquídeas.







Recipientes (vasos)

Consta que já houve quem usasse uma caveira de boi para cultivar uma orquídea (diga-se de passagem, com bons resultados). Mas o certo é que o vaso de barro continua a ser eficiente para a cultura de orquídeas (é poroso). O seu tamanho varia naturalmente de acordo com a planta a ser instalada. As regras gerais são:
- Tamanho de vaso adequado ao tamanho da planta, isto porque deve haver uma certa relação entre a quantidade de substrato, a humidade e a planta instalada.
- Vaso de preferência com apenas um furo no fundo e alguns furos laterais para a perfeita drenagem.
- Há vários tipos de vasos, ou seja, vários formatos. Desaconselham-se os excessivamente rasos ou muito altos.

A flor da foto abaixo é uma orquidea epífita cattleya da minha colecção

Fonte: Aprenda a Cultivar Orquídeas
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo