• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Os carros destas cores têm menos riscos de ter acidentes. E os de uma cor em particular têm mais acidentes. Qual a cor do seu?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,577
Gostos Recebidos
809
carros.png


Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Acidentes da Universidade Monash concluiu que os carros brancos têm cerca de 10% menos probabilidade de estarem envolvidos num acidente durante o dia do que veículos de cores com menor visibilidade, como preto, azul, cinza, verde, vermelho e rosa.


Este estudo avaliou a relação entre a cor do veículo e o risco de acidente, através da análise de resultados reais de acidentes descritos em dados massivos de acidentes reportados à polícia em dois estados australianos.


Outro estudo da Universidade de Auckland analisou mais de 36 mil colisões entre dois carros entre 1998 e 2012. O estudo descobriu que os carros brancos estiveram envolvidos em apenas 13,3% dos acidentes, apesar de constituírem 21% dos veículos registados. Por outro lado, os carros pretos estiveram envolvidos em 23,4% das colisões, mas representavam apenas 11,5% dos carros.


A razão por detrás desta correlação é a visibilidade. Carros de cores claras, como branco e amarelo, são mais fáceis de ver, especialmente à noite ou em condições meteorológicas adversas. Carros de cores escuras, por outro lado, têm menos contraste com a estrada, tornando-os mais difíceis de ver.


De acordo com a International Drivers Association, escolher um carro, é fundamental ponderar vários factores, sendo a cor do carro um deles. Embora não deva ser a única consideração, proporciona informações valiosas. Para aqueles que valorizam a segurança, as seguintes cores são recomendadas:


  • Branco: Oferece uma segurança superior devido à sua maior visibilidade
  • Prata: Destaca-se pela sua alta visibilidade
  • Amarelo: O seu tom vibrante garante que se destaca na estrada
IN:SAPO
 
Topo