- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,970
- Gostos Recebidos
- 1,209
Também conhecida como flor-de-cone, a equinácea é uma planta de pétalas pontiagudas, que pertence à família das margaridas. Sendo uma das rainhas da medicina natural é rica em nutrientes que podem fortalecer o sistema imunológico, reduzir a inflamação e proteger as células.
De seguida explicamos os benefícios desta planta com base num artigo do website Health.
1. A equinácea é rica em antioxidantes
A equinácea contém antioxidantes, substâncias essenciais para proteger as células contra os danos do envelhecimento precoce, inflamação e doenças. É eficaz na luta contra o stress oxidativo, que acontece quando o corpo tem mais radicais livres (substâncias químicas nocivas) do que antioxidantes.
Esta planta também contém flavonoides, que são os antioxidantes que lhe dão cor. Assim, para além de reduzir o stress oxidativo, a equinácea é essencial no alívio do inchaço, no combate de vírus e na saúde dos vasos sanguíneos.
2. A equinácea ajuda a reduzir a inflamação
A equinácea ajuda a reduzir a inflamação, alterando a forma como o sistema imunológico reage.
3. A equinácea ajuda a fortalecer a imunidade
A equinácea é uma das plantas mais recomendadas nesta altura do ano, uma vez que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Os seus antioxidantes não só contribuem para a saúde das células, como podem ajudar a proteger contra bactérias e vírus.
Estudos de 2019, indica o website, apuraram que as pessoas que consumiam equinácea tinham 22% menos probabilidade de apanhar uma constipação. Vale a pena notar que esta não reduzia, no entanto, o tempo e os sintomas da doença.
4. A equinácea é boa para a saúde da pele
Esta erva poderá ajudar a acalmar a pele irritada, sobretudo no que diz respeito à acne, eczema ou pele seca. Também poderá auxiliar na reparação da pele e na cicatrização de feridas.
5. A equinácea ajuda a regular a glicemia
Manter níveis saudáveis de glicose (açúcar no sangue) é essencial para prevenir a diabetes tipo 2. Estudos realizados sugerem que a equinácea pode melhorar a forma como o corpo processa a glicose e responde à insulina.
Para além disso, os antioxidantes presentes na equinácea também podem ajudar a proteger o pâncreas, órgão que controla o açúcar no sangue.
6. A equinácea poderá ajudar a prevenir o cancro
Pesquisas feitas em animais descobriram que os antioxidantes presentes na equinácea podem ajudar a retardar o crescimento de células cancerígenas e induzir a autodestruição de células danificadas.
7. A equinácea ajuda a reduzir o stress e a ansiedade
Outros estudos descobriram que determinados tipos de equinácea poderão ajudar a aliviar a ansiedade, uma vez que interagem com a parte do cérebro que influencia o humor.
8. A equinácea é boa para o fígado
A equinácea é amiga da saúde do fígado ao reduzir a inflamação, combatendo substâncias nocivas e promovendo a saúde das células.
Estudos mostram que também pode ajudar a combater a hepatite B e os danos hepáticos relacionados com o consumo de álcool.
Como preparar o chá de equinácea
Como viu, motivos não faltam para beber o chá desta planta milagrosa. Contudo, uma vez que esta tem um sabor terroso e ligeiramente amargo, poderá juntá-la a outras plantas como a camomila, rooibos ou hortelã-pimenta para melhorar o seu sabor.
Prefira antes consumir as flores e folhas, uma vez que as raízes poderão sobrecarregar o fígado.
IN:NM
