Portal Chamar Táxi

Os orangotangos podem ajudar-se

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Gostos Recebidos
0
Os orangotangos podem ajudar-se

Os macacos podem ajudar-se mutuamente a obter alimentos mediante troca de favores ou comida do mesmo valor. As informações são do Telegraph.

Pesquisadores da Universidade de St Andrews descobriram que orangotangos são capazes de aprender e dimensionar o valor dos bens e comercializá-los, ajudando-se mutuamente a ganhar bananas.

A descoberta é a primeira evidência de "reciprocidade calculada" em primatas não-humanos, de acordo com um artigo publicado no periódico Biology Letters.

O estudo descobriu que dois orangotangos, Bim e Dok, que vivem no zoológico Leipzig, na Alemanha, são especialmente bons em ajudar um ao outro.

Inicialmente, foram dadas a eles uma série de fichas, ou moedas, com valores de troca. Um tipo de ficha poderia ser trocado por bananas para o próprio animal. O outro, poderia ser utilizado para ganhar bananas para seu parceiro. E um terceiro tipo não tinha valor algum.

Dok, a fêmea, mostrou muito boa em trocar fichas para obter bananas para Bim, o macho. Às vezes, Bim chegava a apontar para as fichas, na intenção de incentivá-la. No entanto, ele estava menos interessado em negociar fichas para ganhar bananas para ela.

Como ela se tornou menos disposta a ajudá-lo, Bim passou a trocar mais fichas, até seus esforços se tornarem mais ou menos iguais.

"Temos um cálculo por trás da generosidade. Se você não me der o suficiente, então também não te darei. Mas se você me der o suficiente, ok, eu aceitarei sua cooperação e te ajudarei também", afirmou Valerie Dufour, que conduziu a pesquisa.

Os estudiosos afirmaram que não existem evidências anteriores de reciprocidade baseada em cálculos feitos em resposta a quanto um companheiro está o ajudando.

"Não são só os humanos que sabem calcular sobre a generosidade, e não são apenas os homens que esperam receber algo em troca quando cooperam", disse Dufour.

Pesquisadores descobriram que gorilas e chimpanzés estão muito menos dispostos a cooperar no experimento de trocas.

terra