Portal Chamar Táxi

Informação Osteoporose. "Muitos desconhecem que têm a doença e muitos não se tratam"

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,412
Gostos Recebidos
1,144
naom_5e626625e9d52.webp


A propósito do Dia Mundial da Osteoporose, que se assinala esta segunda-feira, dia 20 de outubro, num artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto, o médico reumatologista Tiago Meirinhos considera que há vários desafios no que diz respeito ao tratamento da osteoporose em Portugal.


"Não só existe um subdiagnóstico, ou seja, muitas pessoas com osteoporose desconhecem que têm a doença, frequentemente porque os médicos não consideram esta hipótese, como há também muitos que, apesar de diagnosticados e de terem realizado densitometria óssea, não iniciam tratamento devido a hesitações que, muitas vezes, não têm fundamento", realça.


Tiago Meirinhos destaca ainda um outro grupo de doentes, aqueles que apesar de terem conhecimento do seu diagnóstico e do tratamento necessário, acabam por não o cumprir.


"De facto, a adesão terapêutica na osteoporose é baixa, porque estamos a falar de uma doença silenciosa, em que os doentes não sentem o real benefício dos fármacos, pelo menos no curto prazo, o que compromete a sua motivação para manterem o tratamento", sublinha.


Na visão do médico, há uma ideia errada quanto à doença, com muitos a considerarem que esta apenas se manifesta quando há dor, quando na verdade é uma doença que não tem sintomas, sendo que apenas causa efeitos dolorosos em casos de fraturas.


"Não é normal uma senhora com 75 anos fraturar a anca e ficar dependente de uma cadeira de rodas e não é normal uma mulher de 65 anos sofrer uma fratura vertebral", destaca.


Resumindo: os dois maiores problemas são a falta de diagnóstico em muitos doentes e o facto de os que já têm conhecimento da doença não levarem a sério os tratamentos.


Segundo o 'website' do Hospital da Luz, a osteoporose é uma doença óssea que afeta cerca de 800 mil portugueses, ou seja, 10% da população adulta". Ainda de acordo com o Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas, "esta patologia é responsável por 40 mil fraturas ósseas por ano em Portugal".


Osteoporose: A importância do tratamento e da prevenção


Uma vez que é uma doença assintomática, isto é, que não apresenta sintomas, os doentes com osteoporose tendem a descuidar do tratamento, como já referido pelo médico reumatologista.


O médico nota que existem "várias opções terapêuticas com eficácia comprovada na prevenção de fraturas".


"Depois, existem ainda medidas muito fáceis, não farmacológicas, que devemos adotar desde tenra idade, como garantir um aporte cálcio de mais ou menos de 1000 a 1200 mg por dia, algo relativamente fácil com o leite e os seus derivados, bastando dois copos de leite por dia", realça.


Assim, faz sobressair Tiago Meirinhos que a vitamina D é essencial e que a mesma é obtida através da exposição solar ou suplementação.


No mesmo sentido, o médico aconselha ainda a prática de exercício físico com carga. "A partir dos 60 anos, uma simples caminhada de 40 minutos por dia é muito importante para ganhar massa óssea e uma medida relativamente simples e acessível a todos nós".

IN:NM
 
Topo