Portal Chamar Táxi

Ouvir uma língua ancestral que era falada há 6000 anos!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Há 6000 anos atrás (aproximadamente de 4500 A.C até 2500 A.C), a língua falada na região do Mar Cáspio era o Proto-Indo-Europeu, que acabou por dar origem a várias línguas modernas da Europa e da Ásia.

Mas como soava este idioma?

Sendo falada tanto tempo atrás, seus falantes, obviamente, também se encontram todos mortos. O trabalho de reconstruí-la é no mínimo controverso, considerando que não existem sequer textos escritos da época. Daí entram as línguas modernas, com suas semelhanças e diferenças, e partindo do pressuposto que muitas derivam directa ou indirectamente da língua Proto-Indo-Europeu, os linguistas começaram no século XIX, a reconstruir o vocabulário desta língua hipotética. A partir dessa reconstrução aproximada, o linguista Andrew Byrd fez uma leitura e dramatização de uma história, chamada "A Ovelha e os Cavalos", com a pronúncia que a suposta língua extinta provavelmente teria tido. A história por sua vez, foi criada pelo linguista alemão August Schleicher em 1868, e de tempos em tempos, conforme os linguistas descobrem novos factos sobre a língua proto-indo-europeia, ela é actualizada.

http://soundcloud.com/archaeologymag/sheep-and-horses

A tradução da história seria algo como:

"
Uma ovelha que não tinha lã viu cavalos: um deles puxando uma carroça pesada, outro carregando uma carga pesada e um carregando um homem com rapidez. A ovelha disse para os cavalos: "Meu coração se parte, vendo um homem guiando cavalos". Os cavalos responderam: "Preste atenção, ovelha, nossos corações se partem quando vemos isto: um homem, o mestre, faz da lã da ovelha uma roupa quente para si. E a ovelha fica sem lã". Ouvindo isto, a ovelha fugiu pelo campo".
 
Topo