• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ownCloud 2 – Cria a tua própria Cloud

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.
E se nós podemos criar a nossa própria cloud?
Vamos conhecer o projecto ownCloud.



O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor. É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud (ver aqui)
Antes de instalarem o ownCloud podem testar o serviço acedendo aqui a um demo. Eis um conjunto de imagens do que é possível ter numa cloud implementada com base no ownCloud.

Como instalar o ownCloud no Ubuntu?


Para instalar um servidor de clouds no Ubuntu baseado no ownCloud devem seguir os seguintes passos:

Passo 1
– Instalar dependências
sudo apt-get install apache2 php5 php-pear php-xml-parser php5-sqlite php5-json sqlite php5-mysql mp3info curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl zip

Passo 2 -
Download do ownCloud 2 e cópia para o directório /var/www/
cd wget http://owncloud.org/releases/owncloud-2.tar.bz2 tar -xvf owncloud-2.tar.bz2 sudo mv owncloud /var/www/owncloud

Passo 3
– Definição de permissões
sudo chown -R www-data:www-data /var/www/owncloud

Passo 4
– Restart ao Apache
sudo /etc/init.d/apache2 restart

Depois de realizados os passos anteriores com sucesso, basta abrir um terminal e introduzir o endereço
http://localhost/owncloud para acederem à vossa própria cloud
Nota:
Quem pretender instalar em outras distribuições, pode dar uma vista de olhos aqui.

pplware
 
Topo