- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,022
- Gostos Recebidos
- 1,165
Os alimentos processados podem fazer com que aumente os níveis de colesterol. Existem pães que estão à venda no supermercado que podem igualmente contribuir para o elevar dos valores. Contudo, se escolher opções mais saudáveis pode conseguir reduzir o colesterol.
O Daily Mail falou com uma dietista para perceber quais são os melhores pães à venda que podem fazer com que reduza estes valores. "Os pães, especialmente os brancos ultraprocessados de supermercado, geralmente são cheios de açúcares adicionados, alguns chegam a ter 3 gramas por fatia", começa por dizer Juliette Martin.
"O consumo excessivo de açúcar é reconhecido há muito tempo como um dos principais fatores que contribuem para distúrbios metabólicos como o diabetes tipo 2. Optar por pães com mais fibra, ajuda a conseguir níveis mais saudáveis de colesterol e diminuir os níveis de açúcar no sangue", continua a especialista.
Os pães que ajudam a reduzir o colesterol
No meio de tanta escolha possível, quais são os pães mais saudáveis e que ajudam a reduzir os níveis de colesterol? Veja as sugestões de Juliette Martin.
Pão de centeio
"Uma das melhores opções para o controlo do colesterol. O pão de centeio é rico em fibras solúveis que se ligam ao colesterol, impedindo que entre na corrente sanguínea. Também possui maior teor de fibras do que o pão de trigo, contém vitaminas do complexo B e zinco, e promove o crescimento de bactérias intestinais benéficas que reduzem a inflamação.”
Pão de massa mãe
“Feito com um fermento natural que é alimentado ao longo de vários dias até se tornar uma cultura bacteriana viva, o pão de fermentação natural pode ajudar a retardar a digestão do pão e aumentar os níveis de bactérias benéficas que vivem no intestino. Para a saúde intestinal, o pão de fermentação natural é ótimo devido à sua fermentação natural e às bactérias benéficas.”
Pão de aveia
“Tradicionalmente feito com farinha integral e aveia, este pão é rico em fibras, o que o torna bom para a digestão e contribui para níveis saudáveis de colesterol. As evidências de que a aveia pode ajudar a reduzir o colesterol são boas, especialmente quando é minimamente processada.”
Pão com farinhas integrais
“A farinha integral é uma ótima opção em geral, rica em fibras e nutrientes, mas verifique sempre o rótulo para garantir que é realmente feita com grãos integrais, e não com farinha refinada, aditivos e emulsificantes que podem afetar a saúde intestinal. Os pães frescos assados em loja geralmente contêm menos conservantes, embora seja sempre o importante verificar o rótulo.”
Colesterol elevado. Três sintomas 'silenciosos' que pode estar a ignorar
O ‘website’ HealthShots falou com o cardiologista Swarup Swaraj para perceber alguns dos sinais de colesterol elevado que não devem ser ignorados. São vários os problemas de saúde que pode vir a ter devido a este problema.
"São silenciosos e fáceis de ignorar, mas podem ser os sinais que o corpo lhe está a dar. Assim, estar atento aos sintomas de colesterol alto e agir de forma precoce pode fazer toda a diferença, não apenas para a saúde do coração, mas para o seu bem-estar geral", revela o especialista.
Um dos sinais de colesterol alto vê-se nos olhos
Se apresentar pequenos pontos amarelos nas pálpebras e nas articulações o melhor é ter algum cuidado. "Pequenos depósitos de colesterol sob a pele, embora não sejam perigosos por si só, podem ser um sinal de que o corpo está a lutar contra níveis elevados de colesterol." Se tiver este sintoma, o melhor é verificar os níveis de colesterol.
Cansaço pode indicar colesterol alto
"Se está constantemente exausto, mesmo depois de uma boa noite de sono, pode ser mais do que apenas stress ou uma agenda cheia. Fadiga incomum e persistente às vezes pode ser um sintoma sutil de colesterol alto. Quando o colesterol se acumula nas artérias, acaba por dificultar o fluxo sanguíneo."
Cita mesmo um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research que revelou uma associação entre a redução do fluxo, as artérias obstruídas e o cansaço. "Se se sente cansado todos os dias, talvez seja melhor verificar o que está a acontecer e verificar os níveis de colesterol."
Atenção à dor no peito, pode ser sinal de colesterol algo
"Se já sentiu aperto, pressão ou um leve desconforto no peito durante uma caminhada rápida ou ao subir escadas, não ignore. Esta sensação é conhecida como angina, que pode ser um sinal precoce de que o coração não está receber sangue rico em oxigénio suficiente, geralmente devido a artérias estreitas ou obstruídas."
Revela ainda que é importante estar atento a este sintoma uma vez que poderá agir de forma precoce e até prevenir um ataque cardíaco. "Se os sinais lhe parecerem familiares, especialmente se tem histórico familiar de doença cardíaca, não espere, converse com seu médico e verifique os níveis de colesterol."
IN:NM
