Portal Chamar Táxi

Pacientes com degeneração macular tiveram melhora na visão em cirurgia com células-tronco

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,084
Gostos Recebidos
10


Pacientes com degeneração macular tiveram
melhora na visão em cirurgia com células-tronco




8b942311e73dfd5284e3e8085b2883dcc943b457.jpg

Os pacientes com degeneração macular estão tendo sua visão parcialmente restaurada com células-tronco embrionárias humanas.
As pessoas com riscos reais de ficarem cegas possuem agora uma nova esperança. O estudo das células-tronco mostra-se promissora não só para a saúde dos olhos, mas também uma fantástica opção futura de tratar e curar problemas no coração, rins, e diversos órgãos.
Infelizmente, em muitos países os estudos foram paralisados ou sofreram severas intervenções do Estado pelo embate sobre os tratamentos envolvendo células-tronco embrionárias humanas ou células-tronco pluripotentes do próprio paciente. Os problemas são debatidos no campo da ética, onde é questionado se é ou não correto usar células de um embrião. Além disso, outros fatores que envolvem a segurança também são levadas em consideração.
Em vários estudos com animais, células-tronco produziram tumores ou rejeição pelo sistema imunológico. Isso é um grande problema que deve ser contornado para que essa fantástica biotecnologia possa ser usada sem medo.
A boa notícia é que 18 pacientes tiveram cirurgia oftalmológica para implantar essas células. Após 22 meses do procedimento, nenhum sofreu efeitos colaterais, reações indesejáveis ou que colocasse em risco a saúde.
Metade dos pacientes têm distrofia macular e a outra metade degeneração macular relacionada à idade, duas das causas mais comuns de cegueira no mundo.
Foram aplicadas de 50.000 a 150.000 células. Apenas um olho foi tratado, deixando o outro intacto, para que a pesquisa pudesse levar em consideração a comparação de um com o outro.


3f9552ab907969fcb93456da041815b125581fb1.jpg

O estudo foi publicado na revista The Lancet. A equipe, liderada pelo professor Robert Lanza, da Advanced Cell Technology, uma empresa de Massachusetts, EUA, conseguiu algo incrível: “Não houve nenhuma evidência de proliferação adversa, rejeição, dano ocular ou problemas de segurança sistêmica relacionadas ao tecido transplantado”, disse Lanza.
Dez dos pacientes apresentam melhora notável e significativa da sua visão no olho tratado, enquanto sete permaneceram do mesmo modo e apenas um paciente ficou pior.
Os autores observaram ainda a capacidade individual de cada pessoa em tolerar os antígenos estranhos e torná-los particularmente atraentes, permitindo uma melhor performance.
“Como resultado, as primeiras partes do corpo a se beneficiarem desta tecnologia pode ser os olhos, por não terem uma resposta imunológica muito forte. A vantagem central das células-tronco é que elas possuem capacidade de se proliferarem indefinidamente, proporcionando um potencial enorme de recursos para tratamentos”, finalizou Lanza.



Fonte: IFLS Foto: Reprodução / Divulgação
 
Topo