Portal Chamar Táxi

Pais fumadores vão ter cadastro

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Governo quer mudar lei do tabaco. Cadastrar os pais que fumam é uma das decisões mais polémicas.



No próximo ano, os hábitos tabagísticos dos pais devem passar a ficar registados por escrito no Serviço Nacional de Saúde e no boletiminfantil das crianças. Saber se os pais fumam em casa, no carro e quantos cigarros por dia são algumas das questões que vão ser colocadas, numa nova orientação defendida por vários especialistas em saúde pública.




Segundo o semanário Expresso, outros médicos consideram estas propostas muito radicais por responsabilizarem os pais pelas doenças dos filhos. A par do cadastro, diz o jornal, o Governo decidiu que as campanhas publicitárias sobre os 'perigos' de fumar em casa ou no carro vão ser muito mais assertivas.


dn
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,262
Gostos Recebidos
0
Andam a atirar barro à parede a ver se cola, mas parece que não pegou
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,430
Gostos Recebidos
0
Ministério da Saúde desmente intenção de «cadastrar» pais fumadores

O Ministério da Saúde garantiu este sábado, em nota enviada à imprensa, que não tenciona cadastrar os pais fumadores. O semanário Expresso faz hoje manchete com a intenção do ministério avançar, já a partir do próximo ano, com o registo dos hábitos tabágicos dos pais no Serviço Nacional de Saúde.

A ideia é defendida por especialistas em saúde pública, mas o ministro Paulo Macedo negou estar a ponderar esse registo.

Segundo a edição de hoje do Expresso, já no próximo ano, quem se deslocar a uma urgência hospitalar porque o seu filho está com dificuldade em respirar ou tem uma otite poderá ter de responder a um questionário no qual terá de dizer se fuma em casa, no carro ou quantos cigarros.

O objectivo, refere o jornal, é que os seus hábitos tabágicos passem a constar da história clínica da família nos registos do SNS e no boletim da criança. Trata-se de um cadastro para pais fumadores que o Governo quer introduzir da nova lei do tabaco.

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, explica que «a ideia não é culpabilizar mas ajudar a prevenir maiores danos». Um dos promotores desta ideia, José Calheiros, especialista em medicina preventiva e membro da direcção do Instituto Ricardo Jorge, acrescenta que «tem de se envolver a sociedade para mudar a norma, fazendo perguntas na Urgência e nas consultas, para que não se percam oportunidades».

Ao mesmo tempo que, destaca José Calheiros, os pais fumadores são alertados para o facto de «que ao fumarem no carro expõem as crianças ao mesmo nível de fumo a que é sujeito um bombeiro durante um incêndio»

Fonte: DD
 
Topo