Portal Chamar Táxi

Notícias Papa Francisco revela que vai criar 21 novos cardeais em dezembro

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
55,784
Gostos Recebidos
1,584
Papa Francisco revela que vai criar 21 novos cardeais em dezembro

img_900x508$2024_09_23_20_47_52_1754168.jpg


Portugal regista o maior número de cardeais na sua história.

O Papa Francisco anunciou, este domingo, que vai criar 21 novos cardeais da Igreja Católica a 8 de dezembro.

"A sua proveniência expressa a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da Terra", disse o Sumo Pontífice.

Este consistório - cerimónia na qual serão criados os cardeais - dará à Igreja um aumento significativo no número de cardeais que vão escolher o sucessor de Francisco (num conclave).

A lista revelada pelo Papa revela uma visão globalista e atenta à periferia.

Entre os escolhidos estão dois arcebispos de países maioritariamente muçulmanos: o arcebispo de Teerão, Dominque Joseph Mathieu, e o arcebispo de Argel, Jean-Paul Vesco.

Itália, com quatro, é o único país a receber mais do que um cardeal. Os restantes vêm de: Peru, Argentina, Equador, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Brasil, Costa do Marfim, França, Indonésia, Bélgica, Canadá, Lituânia, Ucrânia e Inglaterra.

Dos escolhidos, apenas Angelo Acerbi, de 99 anos, não pode eleger o futuro Papa por ter ultrapassado o limite de idade.

Portugal com o maior número de cardeais na sua história

Portugal tem, de momento, o número mais alto de cardeais na sua história. São eles: Américo Aguiar (50 anos), Manuel Clemente (76), José Tolentino de Mendonça (58), António Marto (77), José Saraiva Martins (92) e Manuel Monteiro de Castro (86).

Entre eles, apenas os primeiros quatro podem votar no próximo Papa, por terem menos de 80 anos.

Mais de metade dos cardeais votam no futuro Papa

Dos 235 atuais cardeais, apenas 122 pode votar num futuro conclave. Apesar do Direito Canónico limitar em 120 o número de cardeais que podem escolher o Papa, os recentes líderes da Igreja Católica têm ultrapassado esse valor.

Dois cardeais vão ultrapassar os 80 anos até ao final deste ano e outros 13 vão atingir essa idade em 2025. Este será o 10.º consistório do pontificado de 11 anos de Francisco.

Todos os cardeais, independentemente da idade, podem participar em encontros prévios ao conclave, tendo oportunidade de falar sobre o perfil da pessoa que gostariam de ver à frente da Igreja.

Os cardeais estão em segundo lugar na hierarquia Católica, apenas atrás do Papa.

Correio da Manhã
 
Topo