- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,800
- Gostos Recebidos
- 1,127

Para transportar o sangue onde precisa de ir no seu organismo, as veias e artérias acabam por ter um papel bastante importante. Se algo acontece, existem alguns sinais que o corpo lhe dá que não devem ser de todo ignorados.
Um dos problemas é que este tipo de sinais acabam por ser muitas vezes silenciosos e inofensivos. Assim, pode acabar por ignorá-los e deixar passar. Contudo, em casos mais graves, podem levar a coágulos sanguíneos ou bloqueios nas artérias.
O agregador de blogues HuffPost falou com alguns especialistas em cirurgia vascular para perceber o que está em causa e quais os sintomas que deve ter em conta.
1- Inchaço e dor numa das pernas
"Existem muitas causas para pernas inchadas, mas, como especialista em veias, a minha maior preocupação é com um coágulo sanguíneo de trombose venosa profunda", conta a médica Tikva Jacobs. "Algumas outras causas de inchaço que não são tão perigosas, como excesso de sal ou sedentarismo, geralmente causam inchaço em ambas as pernas e muitas vezes melhoram com a elevação das pernas."
2- Dormência ou formigueiro persistente nas pernas
"Embora a dormência nas pernas possa ocorrer de vez em quando, não ignoraria a dormência ou o formigamento persistente. Essa sensação é um dos sinais mais óbvios de que as veias das pernas não estão a transferir sangue adequadamente e pdem revelar condições como trombose venosa profunda, insuficiência venosa crónica ou até mesmo doença arterial", revela Mounir Haurani.
3- Descoloração de pele e comichão à volta dos tornozelos e pernas
"Quando as válvulas nas veias das pernas não funcionam corretamente, o sangue começa a acumular-se na parte inferior das pernas, levando ao aumento da pressão venosa, também conhecida como hipertensão venosa. Com o passar do tempo, essa pressão empurra a pele e os tecidos e leva a uma resposta inflamatória crónica", explica Nisha Bunke.
4- Dor e inchaço gradual nas pernas
"Há momentos em que mudanças abruptas na dor e no inchaço nas pernas são óbvias e preocupantes para a trombose venosa profunda, mas os sintomas graduais também são preocupantes. Nunca devemos ignorar a progressão da sensação de peso, dor, inchaço, cãibras ou pernas inquietas", revela Katherine McGough.
5- Feridas que não cicatrizam na zona dos tornozelos e dos pés
"O mau funcionamento das veias com insuficiência venosa crónica podem causar feridas que não cicatrizam, aumentando o risco de infeção grave. As feridas também podem apresentar um odor desagradável, o que pode causar grande constrangimento social", conta Hugh Pabarue.
6- Pés frios e pálidos
"Muitas vezes, os sinais de problemas vasculares manifestam-se primeiro nas pernas e nos pés, pois são um dos destinos mais distantes do sangue que chega do coração. Portanto, se houver bloqueios nestes vasos sanguíneos, pode levar a problemas a ter em conta."
7- Falta de ar repentina, dor no peito ou tosse com sangue
"Este é um sinal clássico de embolia pulmonar causada por um coágulo que se deslocou das veias da perna. É uma emergência médica que pode ser fatal se for ignorada."
8- Perturbação visual repentina
"Embora não se limitem às pernas, este pode também ser um sinal de alerta de AVC devido a bloqueio arterial ou coágulo que se desloca para o cérebro."
IN:NM