Portal Chamar Táxi

Parlamento Europeu envia ACTA para Tribunal de Justiça

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,105
Gostos Recebidos
512
Parlamento Europeu envia ACTA para Tribunal de Justiça

ng1202255_435x190.jpg



O Parlamento Europeu (PE) solicitou esclarecimentos ao Tribunal de Justiça da União Europeia sobre o ACTA. Só depois disso se pronunciará sobre o mesmo

O pedido foi subscrito por todos os grupos políticos representados em Estrasburgo, e partiu da comissão de Comércio Internacional do PE, responsável por debater o acordo.

O ACTA foi negociado e assinado pela União Europeia e por mais dez países mas não tem sido fácil explicar o mesmo à sociedade civil, que considera que este contém disposições que violam direitos relacionados com a liberdade de acesso à Internet, entre outras.

Com este pedido o PE pretende ver aclarado se o ACTA viola, ou não, as leis comunitárias.

Uma das questões levantadas em relação à Internet é o facto deste tratado não incluir uma cláusula relacionada com o sistema de avisos aos utilizadores partilhem conteúdos protegidos pelos direitos de autor. Para muitos isso poderá levar a que vejam o acesso à Internet ser cortado sem qualquer aviso prévio.

Também é questionada a forma como o ACTA foi negociado, sem que a sociedade civil e as associações de defesa dos direitos dos cidadãos em matéria de privacidade e de liberdade de expressão tenham sido ouvidas.

A Comissão Europeia já veio apoiar esta tomada de posição do PE, com Comissário Europeu do Comércio, Karel De Gucht, a afirmar que esta foi «a decisão acertada».

«O tribunal irá clarificar as nossas preocupações».



SOL
 
Topo