- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,535
- Gostos Recebidos
- 1,114

Foi para esclarecer se o consumo de bebidas com cafeína, como chá e café, desidratam o corpo que o Business Insider levou a questão a uma dietista. O mito, como esclarece a especialista mais à frente, é defendido por muitos que não descuram o consumo de 1,5 a dois litros de água por dia e acreditam que apenas a água pura garante a hidratação que é posta em causa aquando do consumo de bebidas com cafeína.
Nem o café nem o chá desidratam, contudo, “quando consumido em grandes doses, a cafeína pode induzir um pequeno efeito diurético, o que significa que o corpo aumenta a produção de urina como forma de expulsar mais fluidos”, explica Ali Webster, diretora de comunicação nutricional da Internacional Food Information Council Foundation que atenta que tal aspeto é superado pela hidratação que o consumo destas bebidas garante.
Ainda assim, se passar um dia inteiro a chá e café, vai provavelmente sentir a boca demasiado seca, o que é frequentemente associado a desidratação, mas sendo tais bebidas compostas maioritariamente por água, o seu nível de hidratação será semelhante ao da água.
Tal ideia é comprovada por um estudo realizado pela Universidade de Birmingham que concluiu que, quando consumido em doses dentro dos limites diários aconselhados – e sem esquecer o consumo de água – o café garante de facto a hidratação necessária ao corpo.
Então o corpo não se ressente ao passar um dia apenas a beber chá e café?
Errado. A par do fator hidratação, há outros aspetos a ter em conta, nomeadamente as “dores de estômago, azia, inquietação, aumento de ansiedade, nervosismo, insónia ou tremores musculares” - os efeitos da cafeína tomada em excesso enumerados pelo Business Insider.
Assim sendo, o mais aconselhado será manter as doses diárias recomendadas, que são variáveis a cada caso, mas generalizam-se a 1,5 litros de água e não mais do que três chávenas de café.
IN:NM