• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedido de minuta

Status
Não está aberto para novas respostas.

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Precisava que alguém me fizesse, ou indicasse onde arranjar uma ninuta d procuração para o seguinte:

O meu pai faleceu, e como é necesário tratar de algumas coisas, como habilitação de herdeiros, pedir certidões, etc, e por vezes os herdeiros têm de assinar alguns documentos, preciso de uma minuta em que eu substitua a minha irmã (que mora em Andorra) no que for preciso assinar ou requerer, para estes efeitos acime mencionados (e mais algum que se lembrem relacionados com o óbito de uma pessoa).

Obrigado.:espi28:
 

fercarbar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2008
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
Antes de mais as minhas condolências.Para o que pretendes talvez encontres aquihttp://w*w.advocacia-para-iniciados.net/crbst_0.html :right:

ou algum colega com mais conhecimentos que indique
 

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Olá

Apresento-te os meus sentidos pesamos.

No que se refere à procuração que a tua irmã te irá conceder a mesma terá de ser feita por ela, residente no estrangeiro.
Vou postar uma parte que retirei dos registos de notariados, que te vai esclarecer da maneira como ambos deverão proceder.
Quanto ao teor da procuração, não te preocupes, porque os notários sabem quais as minutas a utilizar.

Procurações que devam ser utilizadas em Portugal, encontrando-se o representado em país estrangeiro

- Os interessados em passar procuração com poderes que devam ser exercidos no território da República Portuguesa podem fazê-lo junto:
dos agentes consulares portugueses no país da sua residência, os quais, excepcionalmente, desempenham funções notariais;
ou das competentes entidades locais.
Os documentos passados no estrangeiro, em conformidade com a lei local, são admitidos para instruir actos notariais, independentemente de prévia legalização. Apenas se houver fundadas dúvidas acerca da autenticidade do documento apresentado, pode ser exigida a sua legalização, nos termos da lei processual.
De notar que o documento escrito em língua estrangeira deve ser acompanhado da tradução correspondente, a qual pode ser feita por notário português, pelo consulado português no país onde o documento foi passado, pelo consulado desse país em Portugal ou, ainda, por tradutor idóneo que, sob juramento ou compromisso de honra, afirme, perante o notário, ser fiel a tradução.
 

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
Resposta diferente...

O post anterior lança dúvidas que é preciso dissipar.

Se a pessoa reside no estrangeiro e pretende elaborar a procuração estando, fisicamente, naquele momento, no estrangeiro, é verdade que tem de seguir aqueles procedimentos.

Todavia, se a procuração for elaborada em Portugal e o representado cá estiver no momento em que a mesma é elaborada (porque, por exemplo, veio cá de férias ou dirigiu-se propositadamente a Portugal para o efeito) então não há que ter em conta os aludidos trâmites! É uma procuração como outra qualquer, efectuada como se fosse um residente.

Nunca viram procurações emitidas por emigrantes a favor de familiares? Alguma vez foi preciso ir a algum consulado??? Vêm cá no mês de Agosto e emitem-nas!!!

Sobre o conteúdo da procuração, lamento mas não disponho de qualquer minuta. Em todo o caso, sendo uma questão importante e de muita responsabilidade, creio que deverias perder o amor ao dinheiro e dirigir-te a um profissional. Não é num fórum que se elaboram documentos...
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo