• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pequim convida novo líder coreano

R

RoterTeufel

Visitante
Coreia do Norte: Kim Jong-il em câmara-ardente
Pequim convida novo líder coreano

A China, país vizinho e principal aliado da Coreia do Norte, manifestou ontem apoio inequívoco a Kim Jong-un, filho e sucessor do falecido ditador norte--coreano Kim Jong-il, e convidou o novo líder do regime de Pyongyang a visitar Pequim assim que for conveniente.

"Os dirigentes da China e a Coreia do Norte sempre mantiveram uma política de visitas mútuas, e a China terá todo o gosto em receber a visita do líder norte--coreano numa altura que seja conveniente para ambos os lados", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim.

Num gesto raro, o próprio presidente chinês, Hu Jintao, deslocou-se ontem à embaixada norte-coreana em Pequim para assinar o livro de condolências pela morte de Kim Jong-il, aproveitando para manifestar total apoio ao ‘Grande Sucessor’. "Temos confiança de que o povo da Coreia do Norte irá prosseguir as tarefas iniciadas pelo camarada Kim Jong-il, unindo-se em torno do Partido dos Trabalhadores da Coreia [Partido Comunista] e conseguir, sob a liderança do camarada Kim Jong-un, transformar a sua angústia em força", afirmou Hu, acrescentando que "a manutenção de relações de cooperação entre a China e a Coreia do Norte é a vontade firme e imutável do Partido Comunista e do governo chinês".

O corpo de Kim Jong-il está em câmara-ardente desde ontem no Palácio de Kumsusan, enquanto por todo o país prosseguem as manifestações públicas de pesar. O funeral está marcado para 28 de Dezembro.


C.da Manha
 
Topo