Portal Chamar Táxi

Percorrer a A23 vai custar 19,30 euros

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Percorrer a A23 vai custar 19,30 euros

O percurso de toda a auto-estrada da Beira Interior (A23), da Guarda a Torres Novas (214,5 quilómetros), vai custar 19,30 euros em portagens para a classe 1 a partir de 8 de Dezembro, disse hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.

A viagem vai custar nove cêntimos por quilómetro, dois cêntimos a mais do que na auto-estrada entre Lisboa e Porto (A1), onde os 271 quilómetros entre as portagens de Alverca e Grijó custam 19,95 euros.

Já foram dadas indicações «para os preços começarem a ser afixados nos painéis informativos junto a cada pórtico, porque a cobrança electrónica começa às 00:00 de dia 8 de Dezembro», sublinhou a mesma fonte, com base em informações do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) e Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (INIR).

Ainda de acordo com a mesma fonte, haverá isenção para as 10 primeiras viagens de cada mês para cidadãos e empresas locais.

A isenção «não abrange apenas a passagem por 10 pórticos», como refere o diploma publicado em Diário da República na segunda-feira, «mas sim 10 viagens, que podem abranger mais do que um pórtico da auto-estrada», acrescentou.

A partir do momento em que uma viatura passa por um pórtico, o sistema informático calcula o tempo máximo que pode demorar até passar pelos seguintes para os englobar na mesma viagem, «sendo previstas paragens de meia hora por cada estação de serviço».


Lusa/SOL
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Agora pergunto eu: para quem é que vai o dinheiro das portagens do troço entre a A1 e a saída para Abrantes, já que a concessão só começa depois dessa saída? Vai para a Estradas de Portugal? Eu pensava que o Estado não podia cobrar portagens directamente, logo estas devem ser ilegais.

DX2
 
Topo