- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

Na costa Pacífica da América Latina o dia de ontem também foi de eleições. O Peru escolheu a esquerda e Ollanta Humala deverá ser o novo Presidente.
O antigo líder militar dirigiu-se aos peruanos e aos investidores, receosos que o estatismo de que era acusado pudesse abrandar o crescimento económico do país.
«A campanha eleitoral terminou, e a 28 de Junho o Presidente de todos os peruanos assumirá a responsabilidade de continuar a trabalhar na consolidação do nosso crescimento económico. Este crescimento será o motor que conduzirá à inclusão social a que os peruanos aspiram», disse o vencedor, quando ainda se contavam alguns votos.
De acordo com a Euronews, Ollanta Humala atenuou o discurso anti-capitalista para atrair o centro, mas não deixou de centrar o seu discurso na pobreza no país.
Na campanha, a candidata Keiko Fujimori acusara Humala de defender políticas que inverteriam o crescimento promovido pelo seu pai na década de 90, mas poderá ter sido precisamente a má memória desse período – onde também sobressaíram a corrupção e a mão de ferro do líder – a atraiçoá-la nas urnas.
SOL