- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) decidiu hoje lançar um pré-aviso de greve para 10 dias nos meses de verão: cinco em Junho e outros cinco em Julho.
Em declarações à Agência Lusa, Ricardo Andrade, da direcção do SNPVAC, disse, após a assembleia-geral desta noite, que os protestos decorrerão nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de Junho e nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Julho.
A decisão foi tomada «em resposta à deliberação da TAP», que determinou «unilateralmente» retirar um elemento por tripulação, quando o Acordo da Empresa estabelece que a medida tem de ser tomada «com o acordo das duas partes».
A decisão é considerada ainda mais grave no caso dos voos de longo curso porque o elemento dispensado será o chefe de cabine, «o segundo na hierarquia, que tem uma importância elevada mesmo em termos de segurança».
De acordo com Ricardo Tavares, «menos tripulantes com a mesma carga de trabalho significará que os passageiros poderão ver comprometido o atendimento e a segurança», uma vez que «uma pessoa mais cansada tem mais dificuldades em responder da mesma forma a certo tipo de situações».
Os associados do SNPVAC reuniram-se terça-feira em assembleia-geral para analisar a situação laboral na TAP, nomeadamente a redução de um tripulante a bordo.
Lusa/SOL