Petr Necas designado novo primeiro-ministro da Rep. Checa

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,424
Gostos Recebidos
166
O chefe do partido de direita ODS, Petr Necas, foi designado hoje em Praga pelo Presidente Vaclav Klaus para ser o novo primeiro-ministro checo, um mês depois das eleições legislativas de 28 e 29 de maio.
«Estou convencido que este elevado cargo está em boas mãos», declarou Klaus, durante uma breve cerimónia no Castelo de Praga, sede oficial da Presidência checa.

«Estou firmemente convencido que conseguirá formar Governo, a curto prazo», adiantou.

O ODS de Necas dispõe, com outra formação de direita, TOP 09, e o partido centrista Assuntos Públicos (VV), de uma muito confortável maioria de 118 dos 220 deputados na câmara dos deputados.

Graças a esta maioria, o futuro gabinete de Necas anuncia-se como o mais forte desde a independência da República Checa, em 1993.

Os três partidos já chegaram acordo em relação a um projeto de coligação, com a finalidade de formar um «Governo de responsabilidade orçamental e de respeito pela lei».

Segundo Necas, de 45 anos, os dirigentes das três formações vão concluir um acordo sobre um programa comum antes de 07 de julho e o Governo deverá iniciar os trabalhos sobre o projeto do orçamento de austeridade para 2011 antes de meados de julho.

Por outro lado, o primeiro-ministro cessante, Jan Fischer, tinha apresentado na sexta-feira a demissão do Governo interino, encarregue por Klaus de gestão corrente até à nomeação do novo Governo.

Diário Digital / Lusa
 
Topo