kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

A PT SGPS deu lugar, na sexta-feira, à PHarol. Foi o primeiro passo de um novo ciclo na companhia, que vendeu a PT Portugal à Altice. Os franceses são os novos donos do Meo.
O novo nome da PT SGPS - que detém participações financeiras na brasileira Oi e o crédito de 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo - partiu de um estudo que a Oi, então liderada por Zeinal Bava, tinha encomendado para escolher uma nova marca para a CorpCo - a empresa que ia nascer da fusão da PT e da Oi.
A fusão ficou sem efeito, na sequência do polémico investimento da Rioforte, que precipitou as conhecidas mudanças na Portugal Telecom. Mas, escreve o Jornal de Negócios, o conselho de administração da PT SGPS decidiu pedir o antigo estudo sobre os nomes à Oi para implementar na própria sociedade, que precisava de uma nova nomenclatura uma vez consumada a separação da PT Portugal, dona do MEO - adquirida pela Altice do português Armando Pereira. Foi necessário alterar o nome e também a sede social, que passa de Picoas para as Amoreiras, em Lisboa. Das três hipóteses contempladas na pesquisa, venceu PHarol. As outras duas eram, segundo o Negócios, Ikon e Atlia.
Na sexta-feira passada, o último dia da PT SGPS, os acionistas levaram mais de três horas a aprovar o novo conselho de administração, agora liderado por Luís Palha da Silva, que substitui João Mello Franco à frente dos destinos da PHarol.
Um dos últimos atos do atual conselho de administração foi decidir avançar com processos contra a Deloitte, que auditava a PT SGPS, bem como recomendar o novo conselho a avançar com processos contra ex-administradores que tiveram intervenção desde 2010 nas aplicações no Grupo Espírito Santo (GES).
Já a gestão da PT Portugal será assumida pela Altice. O negócio deverá ficar concluído terça-feira, mas ainda não são conhecidos os nomes do conselho de administração da nova dona do MEO. O 'chairman' será, provavelmente, o português Armando Pereira, acionista da Altice.
dn