- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,160
- Gostos Recebidos
- 2
Mais do que apenas um software, o Photoshop já se tornou um fenómeno cultural. Este programa de edição de imagens fez muitos adeptos e muitos inimigos em 25 anos. Veja o vídeo.

Esta foi a primeira fotografia a ser manipulada em Photoshop. Nela, a mulher de um dos inventores do programa posa em Bora Bora
Toda a gente sabe o que é o Photoshop. Na língua inglesa, este programa até já virou verbo, marca da importância cultural que foi acumulando desde a sua criação. Há quem o ame, há quem o odeie... O certo é que, hoje em dia, são poucas as fotografias que não passem pelo seu crivo antes de verem a luz do dia.
[video=youtube;QmYc1MNJaQc]https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QmYc1MNJaQc#t=0[/video]
Mas o Photoshop não mudou só a história da Fotografia. Ajudou também a criar os mundos de diversos filmes icónicos e serviu de base à criação de inúmeros logótipos. A sua influência estende-se a praticamente todas as indústrias criativas e as marcas que deixa estão em quase tudo o que vemos e consumimos no nosso dia-a-dia.
Entre o elogio e a polémica, o percurso do Photoshop até agora foi tudo menos discreto. Muitos agradecem ao Photoshop por dar ao público a possibilidade de melhorar imagens, mas outros acreditam que este software é usado para deturpar a realidade e alimentar a obsessão pela perfeição corporal.
As intenções iniciais do Photoshop eram, no entanto, muito mais modestas. Thomas Knoll, estudante do Michigan, criou o programa em 1987 (na altura apelidade de Display) para conseguir tornar as imagens mais nítidas no seu computador a preto e branco. As famosas particularidades do software só surgiram mais tarde, com a colaboração do irmão John Knoll, que trabalhava com George Lucas, criador do universo Star Wars. Foi nessa altura que o programa começou a ganhar alguns fãs na indústria e acabou por ser licenciado pela Adobe, que lançou a primeira versão do Photoshop a 19 de fevereiro de 1990.
Desde então, o programa não tem deixado de apresentar evoluções constantes, adicionando mais ferramentas de edição às já existentes e que foram modificando, gradualmente, o mundo em que vivemos.
25 anos depois da sua criação, a Adobe, empresa responsável pelo software, aproveitou a ocasião para "celebrar a ferramenta que ajudou a moldar a criatividade" e que se tornou indispensável para fotógrafos (e celebridades). Para assinalar a data, a empresa publicou um vídeo em que dá destaque aos "maravilhosos sonhos" de diversos artistas "um pouco de todo o planeta", trabalhados no Photoshop.
As maiores mentiras na era da cultura visual
A criatividade humana não tem limites... E, com uma ferramenta como o Photoshop, essa expressão tem sido testada com muita regularidade. São inúmeros os casos de manipulação de imagem que causaram sensação um pouco por todo o planeta, mas alguns tornaram-se autênticos fenómenos virais.
Um dos primeiros casos deste género aconteceu após o ataque às Torres Gémeas, em 2001. Na altura, uma imagem de um turista a ser fotografado no topo de uma das torres, momentos antes do primeiro avião embater, foi partilhada como autêntica. Correu mundo num ápice, até ser provada a sua falsidade.
Antes, a Time já tinha sido acusada de "escurecer" O.J. Simpson numa capa. Na maioria dos casos, aliás, a polémica envolve revistas, que tendem a editar (e muito) o corpo das mulheres que colocam na capa. Um dos primeiros problemas do género aconteceu a Kate Winslet, que perdeu metade das curvas numa edição de 2003 da revista GQ.
As mulheres parecem ser, de resto, o "alvo" preferencial das polémicas com Photoshop. Hillary Clinton, por exemplo, não "emagreceu" graças ao Photoshop, mas foi sim apagada por completo de uma fotografia da operação de captura de Osama Bin Laden, num jornal judeu. O mesmo aconteceu recentemente a Angela Merkel, retirada da marcha que se seguiu aos ataques ao jornal "Charlie Hebdo".
Hoje em dia, quase todas as semanas há um novo assunto polémico, que leva os internautas a recorrer ao Photoshop para fazer montagens divertidas.
In:Jn