Portal Chamar Táxi

Pianista António Rosado condecorado pelo Governo francês

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Pianista António Rosado condecorado pelo Governo francês

O pianista português António Rosado, professor da Universidade de Évora, foi distinguido pelo Governo francês com o Grau de Chevalier des Arts et des Lettres, por importantes serviços prestados à cultura, revelou hoje a academia alentejana.

Em declarações à agência Lusa, o pianista, que fez os seus estudos em Paris, no Conservatório Superior de Música, garantiu estar «muito honrado» com a condecoração.

«Encaro esta distinção com muita honra e prazer. Sinto-me muito honrado, sobretudo por vir de um país de que gosto muito, onde passei muito tempo e a quem devo muita coisa», disse, considerando França como a sua «segunda casa».

Segundo a Universidade de Évora, a condecoração a António Rosado, entregue hoje em Lisboa pelo embaixador de França em Portugal, deve-se a «importantes serviços prestados à cultura» por parte do pianista.

António Rosado está a comemorar este ano 30 anos de carreira, protagonizando cinco concertos no Museu Berardo, em Lisboa, iniciados em Janeiro e com término previsto para Julho.

«É uma série de concertos que já vai a meio. Faltam o concerto desta sexta-feira (dia 16) e mais dois, em Junho e Julho», explicou à Lusa.


De acordo com a sua biografia, António Rosado já foi considerado pela revista francesa Diapason como um «intérprete que domina o que faz».

«Tem tanto de emoção e de poesia, como de cor e de bom gosto», argumentou ainda a revista a propósito do pianista, com uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente.

O seu extenso repertório pianístico é prova do gosto que nutre pela diversidade, integrando obras de compositores como Georges Gershwin, Aaron Copland, Albéniz, Mozart ou Liszt.

Actuou em palco, pela primeira vez, aos quatro anos de idade e deu continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou com 20 valores o Curso Superior de Piano, aos estudos musicais iniciados com o pai.

Aos dezasseis anos parte para Paris, onde foi discípulo de Aldo Ciccolini, no Conservatório Superior de Música e, em Itália, em cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella.

A estreia em concerto aconteceu em 1980, com a Orquestra Nacional de Toulouse, tendo tocado, desde essa data, com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros, além de actuar também na música de câmara ao lado de prestigiados músicos.

O primeiro disco de António Rosado, que já recebeu diversos prémios internacionais, foi gravado na década de 80, em Paris, dedicado a Enescu.


Diário Digital / Lusa
 
Topo