kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

O quadro 'A Cabeleireira' foi pintado em 1911 por Pablo Picasso.
O quadro que vale mais de dois milhões de euros estava desaparecido desde 2001 e foi encontrado pela alfândega norte-americana.
Um Picasso que estava desaparecido desde 2001 foiencontrado pela alfândega norte-americana numa encomenda no porto de Newark. O quadro A Cabeleireira, que vale cerca de 2,2 milhões de euros, foi enviado da Bélgica para Long Island, perto de Nova Iorque, onde foi encontrado pela alfândega americana numa embalagem que estava identificada como um brinquedo que valia 37 dólares, e que dizia "Joyeux Noël", "Feliz Natal" em francês.
A Cabeleireira estava desaparecida desde 2001, quando o Centro Georges Pompidou, em Paris, se apercebeu de que o quadro não estava nos seus armazéns. Esta quinta-feira, as autoridades dos Estados Unidos manifestaram intenções de devolver o Picasso a França, avança o jornalNew York Times.
O quadro terá sido enviado por correio a 17 de dezembro, a partir da Bélgica, para um armazém climatizado em Long Island. No entanto, ao chegar à alfândega de Newark, a encomenda foi aberta e as autoridades aperceberam-se de que se poderia tratar de um quadro de Picasso.
Peritos do museu francês dirigiram-se a Nova Iorque este janeiro para analisar o quadro e concluíram que se tratava da peça desaparecida do Centro Georges Pompidou.
O quadro foi pintado por Pablo Picasso em 1911 e foi exposto pela última vez em Munique em 1998. Depois, regressou ao Pompidou, mas não estava em exibição. Em 2001, quando receberam um pedido de empréstimo de outro museu para expor o quadro, os funcionários do Pompidou não o conseguiram encontrar e declararam-no roubado.
dn