• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pintassilgo dos Himalaias

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Ora aqui vai mais um artigo sobre esta ave de que gostamos ,tirado dos meus arquivos de longa data
O Pintassilgo Isabel e o seu aparecimento na natureza
europeangoldfinch8dn.jpg


O Pintassilgo Isabel estudado por Michel Eytorff(podem pesquisar este nome ) mas o que vou postar é tudo arquivos meus :arrow: Foi capturado na natureza .Este pássaro não tem a melanina negra e a sua cor é castanho diluído: os carotenóides(vermelho e amarelo )estão ligeiramente atenuados .Este fenótipo é comparavél áquele do canário Isabel e como se está na presença duma mutação ligada ao sexo ,pode-se admitir que esta é a mesma mutação que se observa no pintassilgo e no canário .No canário ,o Isabel corresponde combinação das mutaçôes ágata e castanho e um Isabel possui pois os factores:
N(ausencia de negro)alelo do factor não mutado N+.
RB(redução do castanho ) alelo do factor não mutado RB
Os factores N+ E RB+ estão situados sobre o mesmo cromossoma e muito próximos .É o que mostram os cruzamentos feitos com canários ;um macho duplo portador de Ágata e de castanho dão ainda mais fêmeas castanhas ou Ágatas que fêmeas Isabel .
Em criação ,pode-se obter pintassilgos Isabel cruzando-se macho ágata x fêmea castanha ,o que dá machos duplos portadores de ágata e de castanho .Esses machos darâo fêmeas Ágatas ,castanhos e Isabel.Cruzar-se-a em seguida a fêmea Isabel com um macho duplo portador para ter machos e fêmeas Isabel.O aparecimento duma fêmea Isabel na natureza ,supôe duas mutaçôes,uma dando Ne a outra dando RB no pai.
O seu aparecimento ao mesmo tempo é muito pouco provável mas isto é favorecido pela proximidade dos factores N+ e RB+.
Essas mutaçôes puderam também produzir-se separadamente em pássaros diferentes,donde portadores de Ágata ou Isabel ,passando despercebidos.Esses portadores puderam ser a origem de fêmeas Ágatas ou castanhos.Tem-se necessidade que um macho portador de ágata reencontre uma fêmea castanha para que se tenha duplo portador podendo dar a fêmea Isabel .
Os pintassilgos Isabel conservam-se a seguir entre eles ,parece complicado ,mas na verdade muito fácil.

Alguns resultados de Cruzamentos :
--Macho Ágata x fêmea castanha : dá machos verdes (dupos portadores) e fêmeas Ágatas
--Macho castanho x fêmea Ágata : dá machos verdes (duplos portadores) e fêmeas castanhas.
--Macho duplo portador x fêmea Ágata : dá machos verdes ,castanhas ,Ágatas e Isabel
--Macho duplo portador x fêmea castanha : dá machos verdes ,machos castanhos ,fêmeas verdes castanhas ,Ágatas e Isabel
--Macho duplo portador x fêmea Isabel : dá machos e fêmeas verdes ,castanhas ,Ágatas e Isabel .

Pronto espero que seja útil pra que consigamos o que queremos a nivél de matizações e mutaçôes :)

main_photo.jpg

44aa7921ca029f35f7e34bbaffa1b298_cardellino%20Himalaya.jpg

himalayangoldfinch.jpg

carcarcan1.jpg





Este pintassilgo não tem a melamina preta e tenho um casal a meias hehe Eu tenho o macho e um amigo a fêmea ,a ver se tiramos algo ,não tá fácil
Ora se quiserem pesquisar
www.conteudoanimal.com.br/.../ver.asp?id=21
Carduelis carduelis caniceps
Cadernera de l'Himàlaia
Himalayan Goldfinch
:rules
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Excelente tópico amigo Ze
Eu gosto muito de ver tudo que se relaciona com esta ave
Os meus parabens Amigo:espi28:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Nos híbridos de tentilhão que o italiano conseguiu tirar ,um deles é com este pintassilgo ,o outro é com um normal .
Tá visto que gostas de pintassilgos hehe
Crias aves ?
 
Topo