Portal Chamar Táxi

Pintura moderna torna-se «bom investimento»

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Pintura moderna torna-se «bom investimento»


Quadros de Graça Morais, Júlio Resende, Palolo, Menez, Jorge Martins, Nadir Afonso e outros grandes nomes da pintura moderna portuguesa vão à praça quarta-feira, no terceiro leilão do género realizado em Lisboa em menos de um mês.
«A arte tornou-se a grande alternativa aos investimentos tradicionais. A médio e longo prazo, é um investimento certo e seguro», afirmou à agência Lusa Clara Ferreira Marques, proprietária da Leiria & Nascimento.

Trata-se da mais antiga leiloeira do país, fundada em 1882, e o leilão do próximo dia 26 - com 78 peças - é o segundo de pintura moderna e contemporânea que organiza este ano.

«Há novos compradores, que começam como investidores e depois tornam-se coleccionadores. A arte também está a democratizar-se e quem vai aos leiloes já não só pessoas de uma certa idade», disse Clara Ferreira Marques.

Questionada sobre o número dos «novos compradores», a responsável indicou que são «várias centenas» e «muito mais jovens que os coleccionadores convencionais». «Só na nossa mailing list temos mais de duas mil pessoas», acrescentou.

Sara Andrade, directora do departamento de Arte Moderna e Contemporânea da leiloeira Palácio do Correio Velho, tem a mesma opinião: «O mercado está a crescer imenso».

Num leilão realizado dia 12 de Março, a Palácio do Correio Velho facturou mais de um milhão de euros e uma obra de Paula Rego de 1964 - um quadro sem título, nunca exposto em público - foi arrematado por 250 mil euros e um Júlio Pomar, «Entre Deux», rendeu 108 mil euros.


Diário Digital /Lusa
 
Topo