• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Plantar Melão

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Plantar Melão

melao_branco072010.jpg


Embora conhecido como um fruto, o Melão é uma hortaliça da mesma família que o pepino e a abobora. Existem muitas variedades de melão actualmente mas todas se plantam da mesma forma.

O Melão é rico em vitaminas A e C, potássio e fosforo. Existem alguns benefícios para a saúde como diurético e laxante mas são extremamente reduzidos e será necessário consumir uma quantidade enorme de melão para surtir qualquer efeito...

O melão requer clima quente com muita luminosidade, solo bem drenado e solto. Não responde bem a geadas e ao frio...

O Melão deve ser plantado em meados de Maio com cuidado para proteger do frio e das geadas nas primeiras fases do seu desenvolvimento.

Semear Melão

O melão pode ser semeado directamente no campo em local definitivo de preferência em terra previamente esterilizada.
Para facilitar a germinação as sementes devem ser colocadas em água no dia anterior.
Pode ser iniciado em tabuleiros de células ou pequenos vasos plásticos para mais facilmente ser transplantado para o campo. O processo de semear melões é simples, basta colocar 2 a 3 sementes em cada vaso e cobrir com cerca de 1 cm de terra. Após germinar e criar a segunda folha definitiva, deve eliminar ou transplantar as plantas mais pequenas ficando apenas com a planta maior em cada vaso. Quando a terceira folha definitiva estiver formada pode transplantar para o campo.

Plantar Melão

As medidas ideais para plantar o melão no campo são 2m entre fileiras e 30-50cm entre plantas. O terreno deve conter pouca água à superfície e estar coberto por cobertura morta (palha, folhas secas) prevenindo assim que o fruto entre em contacto directo com a terra molhada evitando que apodreça. Gire o melão regularmente para evitar manhas brancas no fruto.
Durante a fase de crescimento o melão deve ser coberto em noites de muito frio para evitar geadas.
Na 4ª ou 5ª folha verdadeira irá crescer três ramas de onde surgirão brotações e logo depois os frutos. Deve eliminar os frutos até ao 4º ou 5º nó favorecendo assim o desenvolvimento de todos os frutos que surjam até ao 7º nó. Destes deve escolher o fruto mais perfeito em cada rama e eliminar todos os outros.
Regra geral, com boas condições de temperatura e luminosidade o melão deve estar pronto para colher 60 a 90 dias depois de ser semeado.
O melão deve ser regado frequentemente e de preferência ao final da tarde, no entanto deve evitar regar 3 dias antes de colher o melão para obter frutos mais doces.

Colher o Melão


Um bom sinal que o melão está pronto para ser colhido é quando a extermidade da planta que liga ao melão começa a secar.
Ao colher o melão deve ter o cuidado para deixar cerca de 3 cm da extremidade da planta agarrados ao fruto para evitar que seque ou perca qualidades antes de ser consumido.

O melão pode ser indigesto para algumas pessoas quando acompanhado com muita água. Para evitar desarranjos intestinais deve evitar comer o melão muito quente, até porque sabe melhor fresquinho.

Com Melão
Vinho Bom
Com Melancia
Água Fria.


Publicada por Danny Boy em Boletim Agrário
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não passa de um "mito alimentar" que ingerir melancia e vinho pode potenciar algum desarranjo mais ou menos trágico...

"Melancia com vinho "empedra" no estômago?

A melancia é uma fruta rica em água, vitaminas A e C, potássio e outros minerais.

A crença de que a melancia seria uma fruta indigesta provém da sua composição, pois ela contém fibras insolúveis que estão presentes na polpa e que possuem a propriedade de aumentar os movimentos peristalticos, ou seja, os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Mas nada disso é verdade.

A maior parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

A interferencia do vinho na ingestão da melancia passa meramente por aumento do pH no estomago, um aumento do tempo de digestão, podendo provocar sensação de enfartamento, mas não acontece nenhuma reacção física que seja prejudicial ao organismo

O mito é falso !!!!!!!!"

Fonte: h**p://mitos-alimentares.blogspot.pt

obs: adoro melão fresquinho. Quanto à melancia também gosto mas não tanto como o melão. Sobre o suco de Baco acho que não valerá a pena me pronunciar ou adejectivar..."
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Muito bem amigo,

o que disseste é certo parece-me certo para algumas castas de melões (talvez para a maioria). Mas, para o denominado "casca de carvalho" é água de outra pipa. Este requer muitos mais cuidados!...

Um abraço.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Esse "casca de carvalho" é daí de cima? Nunca me passou pelo "estreito"... só aparecem em Setembro, julgo.

Mas existe algum "perigo" na ingestão deste com vinho? Algum tipo específico de vinho?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Vai lá vai... € 5 o kilo! Mas, como em tudo o resto, bom e barato não existe... isto partindo do princípio que é bom, pois nunca comi.
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Esse "casca de carvalho" é daí de cima? Nunca me passou pelo "estreito"... só aparecem em Setembro, julgo.

Mas existe algum "perigo" na ingestão deste com vinho? Algum tipo específico de vinho?

Aparecem normalmente em Agosto-Setembro.

Melão CC + vinho verde = MUITO BOM^2
Qualquer vinho dá mas eu prefiro com vinho verde.

Já comi um melão tão "apimentado" (doce) que tive de beber 1 garrafa duma assentada para tirar "matar a sede" imediata! Fantástico! Mas como esse só aparece 1 de 2 em 2 anos. Há muitos produtores desta casta que nunca provaram tal.

Um abraço.
 

simpatik32

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
148
Gostos Recebidos
0
Aparecem normalmente em Agosto-Setembro.

Melão CC + vinho verde = MUITO BOM^2
Qualquer vinho dá mas eu prefiro com vinho verde.

Já comi um melão tão "apimentado" (doce) que tive de beber 1 garrafa duma assentada para tirar "matar a sede" imediata! Fantástico!
Mas como esse só aparece 1 de 2 em 2 anos. Há muitos produtores desta casta que nunca provaram tal.

Um abraço.

Eheheh de uma assentada? para mim o melão é a melhor fruta, sem duvida alguma! Este ano ja semeei tarde, n tive sorte :(
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Eheheh de uma assentada? para mim o melão é a melhor fruta, sem duvida alguma! Este ano ja semeei tarde, n tive sorte :(

Se o tempo não ajudar, deverás semear num ambiente adequado e, só depois transplantar.

Um abraço.
 
Topo