• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Plataforma Transgénicos Fora congratula-se com menor crescimento de OGM em Portugal

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14

De todas as explorações agrícolas do Alentejo que em 2007 cultivaram organismos geneticamente modificados (OGM), 48 por cento (23 explorações em 48) já abandonaram tal opção em 2008, refere a Plataforma Transgénicos Fora. De acordo com a mesma associação, «este recuo significativo está em contraste com o quadro optimista que o Ministério da Agricultura tem apresentado».

No entanto, a área total de cultivo de milho transgénico aumentou 11 por cento (486 hectares) em relação a 2007, de acordo com dados oficias do Ministério da Agricultura para 2008. Apesar de tudo, segundo a plataforma, esta subida está muito longe dos 240 por cento (3009 hectares) verificados de 2006 para 2007 e, acrescenta, «representa uma desaceleração significativa no interesse que os agricultores vêm na única variedade geneticamente modificada que está autorizada para cultivo».

As regiões do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo apresentam as reduções mais significativas. Desde 2005, ano em que começou o cultivo em Portugal, estas eram as duas regiões com maior adesão ao milho transgénico e em 2007 representavam 86 por cento de toda a área cultivada com OGM em Portugal. O crescimento verificado este ano a nível nacional concentra-se na região Centro, com novos agricultores no vale do Mondego a avançar agora com estas experiências.

Este ano, no entanto, de acordo com a plataforma, deu-se uma redução de 11 por cento no total de hectares cultivados em cada uma delas. «No Alentejo, em particular, este abaixamento torna-se ainda mais significativo se se considerar que a área total dedicada ao milho aumentou 10 a 15 por cento no mesmo período, de acordo com estimativas provisórias do Ministério da Agricultura», explica.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
A fonte desta notícia é: ambienteonline.pt
 
Topo