Portal Chamar Táxi

Polícia de Guimarães tem perfil de durão

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4249320.jpg

O subcomissário Filipe Silva, que agrediu dois adeptos do Benfica em frente a duas crianças, enfrenta agora três inquéritos
Filipe Macedo Silva, o subcomissário que é visto num vídeo a agredir um adepto do Benfica, em Guimarães, à frente aos dois filhos menores desse benfiquista, é visto como um durão ao estilo "Rambo" por alguns dos homens que comanda mas também como um líder capaz e respeitado, apurou o DN com fontes policiais. Comandou a esquadra de Rio de Mouro, em Sintra, antes de ir para Guimarães, e mesmo nessa zona difícil nunca teve qualquer episódio de abuso de autoridade. De facto, antes destes incidentes junto ao estádio vimaranense, o comandante da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Guimarães nunca tinha tido um processo disciplinar.



O porta-voz da Direção Nacional da PSP esclareceu, em declarações ao DN, Filipe Macedo Silva não foi suspenso de funções preventivamente por causa do alarme social do caso porque "ainda não houve uma investigação ao sucedido". "O subcomissário é alvo de um processo disciplinar e é esse processo que pode determinar como medida acessória a suspensão de funções. É como nos inquéritos-crime: in dubio pro reo", acrescentou, referindo-se ao princípio da presunção da inocência em que o arguido é inocente até prova em contrário. Logo, em caso de dúvida, dá-se o benefício ao réu. Mas no processo disciplinar, a confirmar-se o abuso de autoridade, Filipe Macedo Silva arrisca penas que podem ir da suspensão, expulsão ou aposentação da polícia.


dn



 
Topo