- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
A Polícia Nacional espanhola intercetou uma embarcação de alta velocidade com cerca de 2.400 quilogramas de cocaína, ao largo da costa de Lisboa, que tinha como destino final Espanha. Quatro pessoas foram detidas.
Em comunicado, divulgado na quarta-feira, a Polícia Nacional indicou que a operação foi possível "graças à colaboração internacional", após uma informação da Drug Enforcement Administration (DEA), dos Estados Unidos, a dar conta da "possível existência de uma organização criminosa dedicada ao transporte de cocaína através do Oceano Atlântico para Espanha".
"Com o avanço das investigações, a Unidade de Droga e Crime Organizado conseguiu localizar uma embarcação de alta velocidade com três motores e 12 metros de comprimento a oeste de Portugal, que tinha problemas técnicos e aguardava apoio da outra parte da organização criminosa sediada no país luso", explicou a autoridade espanhola.
Horas depois, a embarcação foi intercetada e apurou-se que os tripulantes já tinham "tentado livrar-se da droga" após terem sido localizados pelas autoridades francesas.
Ainda assim, a Polícia Nacional conseguiu "intercetar a lancha, recuperar 2.400 kg de cocaína e deter os quatro tripulantes".
A embarcação estava num "estado precário" e acabou por naufragar durante o reboque.
Os quatro detidos por suspeitas dos crimes de tráfico de estupefacientes e organização criminosa foram encaminhados para o porto da Corunha. A investigação prossegue.
IN:NM
