Portal Chamar Táxi

Polícia turco que matou manifestante condenado

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Um tribunal de Ancara condenou hoje a sete anos e nove meses de prisão um agente da polícia que atingiu a tiro na cabeça um manifestante durante os amplos protestos antigovernamentais em 2013.



O agente Ahmet Sahbaz foi considerado culpado de assassinato pela morte de Ethem Sarisuluk, um trabalhador de 27 anos que foi atingido à queima-roupa durante um protesto em Ancara em 1 de junho de 2013.




A vítima faleceu após mais de duas semanas em estado de morte cerebral.
O tribunal estabeleceu inicialmente uma pena de prisão perpétua por um delito de assassinato em primeiro grau, que foi de seguida reduzida para sete anos e nove meses, ao considerar como atenuantes a possibilidade de o polícia não ter morto o manifestante de forma intencional, e pelo facto de o disparo ter sido efetuado sob uma forte provocação.
A leitura do veredito por "assassinato possivelmente intencional" motivou fortes protestos na sala onde decorreu o julgamento, rodeado por fortes medidas de segurança.
Os familiares do manifestante exprimiram a sua deceção, pronunciaram-se por uma condenação mais severa e anunciaram que vão recorrer da sentença.



dn
 
Topo