kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Acordo entre Rússia e Ucrânia sobre valor da energia deve ser formalizado amanhã. Putin insiste na regularização da dívida de Kiev
Há acordo sobre um preço provisório do gás natural que a Rússia irá fornecer neste inverno à Ucrânia, assegurou ontem o presidente Petro Porochenko, indicando que este acordo de princípio fora alcançado nos contactos mantidos na sexta-feira em Milão com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.
O preço do gás a fornecer "unicamente para o inverno", disse Porochenko, será de 385 dólares (301 euros) por mil metros cúbicos, enquanto o valor de referência atual está nos 485 dólares (380 euros). O ministro da Energia russo, Alexander Novak, citado pela agência ITAR-Tass, confirmou o valor de 385 dólares por mil metros cúbicos, a ser pré-pago, mas deixou no ar a dúvida "se a Ucrânia tem meios de pagar a dívida e o fornecimento corrente". A dívida mencionada pelo ministro Novak refere-se a pagamentos em falta de gás russo fornecido no passado, que ultrapassam os 5,5 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros).
dn