Portal Chamar Táxi

Porto de Mós : Oficiais arrasam treino na GNR

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
As lacunas no treino de tiro dos militares da GNR foram ontem salientadas, por um instrutor de tiro e outros oficiais, no julgamento do guarda José Pinto, que está a ser julgado, no Tribunal de Porto de Mós, por ter morto a tiro um ladrão de cobre durante uma perseguição, em outubro de 2010.

O treino dos militares "é insuficiente" e não tem "a frequência nem o realismo necessários", disse o capitão Carlos Botas, instrutor de tiro na GNR, defendendo que devia ser feito com "cenários mais realistas" e de forma "interativa".

No que se refere ao Comando de Leiria, onde o arguido está colocado, "a tabela de tiros não se consegue cumprir nem a 50 por cento", frisou o tenente-coronel Lourenço Lopes, que na altura era o 2º comandante, adiantando que "a formação é prejudicada pela escassez de recursos". Por vezes "não há dinheiro para as munições nem carreira de tiro disponível", disse o tenente-coronel Medina da Silva, chefe da secção de Recursos Humanos e Justiça da GNR.

O arguido, que nunca treinou com a arma de serviço, estava acusado de homicídio qualificado mas ontem, nas alegações finais, o Ministério Público alterou para ofensas à integridade física qualificadas agravada pelo resultado e pediu uma pena suspensa.

cm
 
Topo