Portal Chamar Táxi

Portugal apoia Modernização de Cabo Verde

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Portugal apoia Modernização de Cabo Verde

Os governos de Portugal e de Cabo Verde assinaram um memorando de entendimento para constituição de um cluster entre os dois países, denominado “Atlântico”, para ajudar a financiar projectos na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={AACAC902-205C-47E1-B5A8-05BCBF124D41}
clustesAtlantico_100x100.jpg
À margem da visita a Cabo Verde, que decorreu de 13 a 15 de Março, o Primeiro-Ministro português, José Sócrates, e o seu homologo cabo-verdiano, José Maria Neves, reforçaram a cooperação entre os dois países através da formação de um cluster que permitirá desenvolver, até 2011, um conjunto de projectos que promovam a sociedade do conhecimento e a disseminação das TIC nas áreas da modernização da administração pública, da educação e do empreendedorismo.
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), em parceria com o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), comprometeu-se a concentrar esforços na capacitação e modernização administrativa de Cabo Verde, através da criação de um Núcleo Operacional para o Governo Electrónico e do desenvolvimento de novos projectos de interoperabilidade, certificação electrónica e simplificação administrativa no âmbito do Programa do Simplex.
Ao nível da capacitação e modernização no sector da Educação, serão desenvolvidos programas TIC nas escolas e de formação contínua dos professores, para apoiar a reforma educativa que o Governo de Cabo Verde tem em curso. Quanto à promoção do empreendedorismo, o cluster irá apoiar as iniciativas empresariais que introduzam novas tecnologias na sua actividade normal e as que tenham como objecto as novas TIC.
A execução dos projectos incluídos no “Atlântico” será acompanhada pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P. e pela Direcção-Geral de Cooperação Internacional (Cabo Verde), em articulação com as instituições parceiras.

Data: 17-03-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Novos Acordos Bilaterais entre Portugal e Cabo Verde

A visita do Primeiro-Ministro, José Sócrates, a Cabo Verde resultou na assinatura de vários acordos bilaterais e na intenção de passar a realizar cimeiras bienais com este país lusófono, o primeiro a ter cimeiras de dois em dois anos com Portugal.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={F708CA54-31C5-45D0-8BBD-6FA1E29E63AE}
Logo_PortalGoverno.jpg
De acordo com as declarações de José Sócrates, “no plano institucional, com a realização de cimeira bienais, haverá uma institucionalização de uma relação que já é muito exigente em áreas de soberania, casos das políticas de segurança, defesa e economia. Queremos dar expressão a uma relação económica de elevado nível”.
O Primeiro-Ministro realçou o “cariz económico” da sua visita, salientando que “só podemos combater a crise mundial se fizermos tudo o que estiver ao nosso alcance para acentuar as relações económicas entre Portugal e Cabo Verde. Elas já tiveram um crescimento excepcional mas podemos fazer ainda mais”.
Nesse sentido, os dois Governos decidiram duplicar a linha de crédito para infra-estruturas portuárias de 100 para 200 milhões de euros, ampliar o contrato de empréstimo de Portugal para infra-estruturas rodoviárias de 40 para 100 milhões de euros e criar uma linha de crédito de 100 milhões de euros para financiar projectos de energias renováveis.
Ao nível da segurança interna foram assinados dois protocolos de cooperação, com o objectivo de combater mais eficazmente a criminalidade transnacional. Ainda no campo da segurança, vai ser intensificada a cooperação no combate ao tráfico de droga.
De acordo com o comunicado do Governo, foi também assinado um memorando de entendimento na área do ensino superior, para o apoio de Portugal à recém-criada Universidade de Cabo Verde. A este propósito, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, referiu que “prevê-se que, nos próximos anos, haja 20 professores doutorados portugueses, especializados, a leccionar na Universidade de Cabo Verde, com o apoio também das universidades portugueses”.
Foi ainda estabelecido um novo Programa Trienal de Cooperação Técnico-Militar 2009-11, que cria uma Escola Militar para a formação de quadros e “reforça os programas de formação que estão em curso, ministrados pelas Forças Armadas portuguesas às Forças Armadas cabo-verdianas, nomeadamente na Polícia Militar, Guarda Costeira e no Centro de Instrução Conjunto”, disse o Ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira.
Data: 17-03-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Portal do Governo
 
Topo