Portugal com inflação de 3% em Julho

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,998
Gostos Recebidos
358


A inflação na zona euro em Julho foi de 2,5 por cento em termos homólogos, menos duas décimas do que em Junho, anunciou esta quarta-feira o Eurostat, que colocou o valor para Portugal nos três por cento.

No total da União Europeia (UE) a 27, o valor da inflação registada pelo gabinete de estatística europeu em comparação com Julho de 2010 foi de 2,9 por cento, também duas décimas abaixo dos 3,1 por cento verificados no mês anterior.

Em Portugal, de acordo com o Eurostat, que utiliza o índice harmonizado de preços no consumidor, a inflação em Julho foi de três por cento, menos três décimas do que os números de Junho.

Segundo o Eurostat, os componentes com as taxas mais altas em Julho deste ano em termos anuais foram os transportes (5,5 por cento), o imobiliário (cinco por cento) e o álcool e tabaco (2,9 por cento), enquanto o vestuário (-2,9 por cento), as comunicações (-1,6 por cento) e a recreação e a cultura (0,4 por cento) registaram os valores mais baixos.

As taxas mais reduzidas dos países da UE encontraram-se na Irlanda (um por cento), na Eslovénia (1,1 por cento) e na Suécia (1,6 por cento), quando na Estónia (5,3 por cento), na Roménia (4,9 por cento) e na Lituânia (4,6 por cento) os valores registados foram os mais altos.

A inflação na zona euro tem sido um dos temas em destaque nas discussões dos últimos meses acerca do papel do Banco Central Europeu na resolução da crise da dívida soberana que tem assolado a região, tendo-se assistido a um aumento progressivo das taxas de juro por parte da instituição sediada em Frankfurt.


Lusa/SOL
 
Topo