Portal Chamar Táxi

Portugal melhora Índice de Sucesso Escolar no Ensino Superior

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Portugal melhora Índice de Sucesso Escolar no Ensino Superior

Portugal tem vindo a melhorar o seu Índice de Sucesso Escolar no Ensino Superior, registando em 2006 um valor de 69%, aproximando-se da média observada nos países da OCDE, situada nos 70%, de acordo com informação apurada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={86491DA6-3DDA-4446-A4E9-B5FA1C86FF33}
Estdts2ciclo.jpg

Os dados, que deverão ser publicados em Setembro próximo pela OCDE, revelam que Portugal registou em apenas dois anos um aumento de resultados na ordem dos três pontos percentuais, já que em 2004 o mesmo indicador apontava para um valor de 66%.

O Índice de Sucesso (em inglês, Survival Rate) é um indicador de sucesso escolar adoptado pela OCDE que corresponde à proporção de diplomados no Ensino Superior num determinado ano, em relação aos inscritos pela primeira vez no primeiro ano desse curso “n” anos antes (sendo “n” o número de anos de estudo requerido para se completar o grau em causa).

Este indicador permite estimar, para um determinado grau de ensino, o número de alunos inscritos no primeiro ano que obtiveram o seu diploma rigorosamente dentro do período de duração estabelecido para aquele grau. Quanto mais o resultado desse indicador se aproximar dos 100%, mais eficácia tem o sistema, na medida em que ocorrem menos perdas, explica o MCTES num comunicado.

A OCDE divulga anualmente, em Setembro, os resultados do Índice de Sucesso Escolar na publicação Education at a Glance. Na sua última edição, de 2007, são apresentados os dados relativos a 2004, verificando-se que os países com valores mais elevados são o Japão (90%), a França (79%) e a Irlanda (78%). No extremo oposto, com resultados mais baixos, surgem a Nova Zelândia (50%), a Grécia (56%) e a Suécia (61%).
Data: 19-03-2008
Fonte: Portal do Cidadão e Portal da Empresa com Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
 
Topo