Portal Chamar Táxi

Portugal recebeu 533 Imigrantes Altamente Qualificados em 2008

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Portugal recebeu 533 Imigrantes Altamente Qualificados em 2008

De acordo com dados oficiais, em 2008 entraram em Portugal 533 estrangeiros altamente qualificados, oriundos de mais de 40 países, sendo que a legislação nacional, no quadro do “Compromisso com a Ciência”, assegura condições competitivas de entrada, fixação e reagrupamento familiar em território.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={7F2FC388-DFC8-4D97-90B3-6016245041C7}
LogoMCTES_100x101.jpg
Os 533 estrangeiros altamente qualificados que entraram em Portugal, em 2008, o dobro do ano anterior, são oriundos de mais de 40 países, revela em comunicado o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
Entre os vistos de residência e de estada temporária encontram-se 223 brasileiros, 39 chineses, 34 indianos e 24 norte-americanos. As categorias profissionais incluem 88 investigadores, 132 docentes do ensino superior e 313 especialistas em profissões médicas e paramédicas, informáticos, engenheiros electrotécnicos, químicos, juristas, quadros de empresas, profissionais liberais e outros técnicos altamente qualificados.
Os mecanismos previstos na nova lei dos estrangeiros e nas regras do Espaço Schengen facilitam a circulação de quadros técnicos qualificados, o que permitiu, de acordo com dados divulgados pelo Grupo de Contacto, um tempo médio de cerca de 11 dias para a obtenção de vistos no segundo semestre de 2008, por contraponto aos 20 dias necessários em 2007.
O “Compromisso com a Ciência” adapta legislação de imigração e mecanismos de acolhimento de imigrantes de alto nível científico e técnico, assegurando condições competitivas de entrada, fixação e reagrupamento familiar. Assim, os cidadãos estrangeiros com o perfil descrito podem entrar e permanecer em território nacional, nomeadamente, se tiverem da entidade contratante uma promessa ou contrato de trabalho, uma proposta ou contrato de prestação de serviços ou uma bolsa de investigação científica numa instituição de I&D.
Data: 20-03-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com MCTES
 
Topo