Portal Chamar Táxi

Portugal reduz cortes na agricultura para metade

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Corte previsto na proposta de Novembro era de mil milhões. Mas Portugal terá direito a um envelope "extra" de 500 milhões.

O novo quadro financeiro plurianual vai dar menos verbas a Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) face ao quadro anterior. Mas as perdas serão afinal "apenas" metade do que estava previsto na proposta que o presidente do Conselho Europeu apresentou em Novembro.

A nova proposta de Herman Van Rompuy - que estabelece um tecto de 960 mil milhões para o orçamento europeu até 2020 -, mantém um corte de mil milhões de euros nos fundos para a agricultura - cerca de 25% face ao quadro anterior. Mas concede um envelope suplementar de 500 milhões de euros, pelo que as perdas ficam reduzidas a metade do que estava previsto.

Recorde-se que o Público noticiou ontem que Lisboa iria pedir um bónus de 900 milhões de euros para a agricultura e o desenvolvimento rural. Desses, Portugal conseguiu garantir 500 milhões.

Os líderes europeus continuam reunidos em Bruxelas para chegar a um acordo sobre a distribuição dos fundos comunitários do novo quadro financeiro 2014 - 2020. No entanto, parece já haver consenso em torno dos limites da nova proposta de orçammento de Van Rompuy: 960 mil milhões de euros em compromissos e cerca de 908 mil milhões em pagamentos efectivos.

de
 
Topo