Portal Chamar Táxi

Portugal visto do espaço. Uma nuvem de fumo com centenas de quilómetros

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,243
Gostos Recebidos
14
Imagens captada por um satélite da NASA mostram a dimensão dos muitos incêndios que lavram no Norte do país e na Madeira.

incendios_nasa_11agosto168045c3.jpg


Os muitos incêndios que lavram no Norte de Portugal provocaram uma gigantesca coluna de fumo com centenas de quilómetros que se estende sobre o Oceano Atlântico.

A imagem captada por um satélite da agência espacial norte-americana NASA foi divulgada esta quinta-feira.

A enorme nuvem de fumo e cinzas tem origem nas dezenas de incêndios activos no Norte de Portugal.

Os fogos consumiram milhares de hectáres de mato e floresta, provocaram avultados estragos e ameaçaram várias localidades, deixando as populações em sobressalto.

O satélite da NASA também captou imagens da Madeira. Apesar do céu nublado na zona do arquipélago, é possível ver uma grande nuvem provocada pelos incêndios que começaram na segunda-feira à tarde e que provocaram três mortos, mil desalojados e que destruíram cerca de 200 habitantes.

madeira_fogos_10_de_agosto45746915.jpg

Imagem da Madeira

Pelas 17h00 desta quinta-feira, mais de 2.700 homens combatiam 258 incêndios em Portugal Continental, dos quais 12 mais significativos.

As situações mais complicadas registavam-se nos concelhos de Anadia, Águeda e Arouca, no distrito de Aveiro. Quase 700 operacionais concentram-se nestes três focos, mas apenas em Arouca contam com a ajuda de dois aviões pesados.

Do distrito de Aveiro há ainda um incêndio significativo, no concelho de Castelo de Paiva.

No distrito de Viana do Castelo, há também quase 600 bombeiros mobilizados em três fogos, nos concelhos de Caminha, Arcos de Valdevez e Cerveira.

No Distrito de Braga, nota para os incêndios nos concelhos de Vieira do Minho e Famalicão. No distrito do Porto, lavra um fogo com duas frentes no concelho de Paredes que mobiliza 80 operacionais.

No interior Norte, há fogos nos concelhos de Resende e de Montalegre.

 
Topo